O transtorno bipolar antes era conhecido como psicose maníaco depressiva. O transtorno bipolar é a oscilação ou mudanças constantes de humor. Uma pessoa com esse transtorno muda de um estado eufórico de alegria para uma tristeza absoluta.

Esse tipo de transtorno atinge principalmente as pessoas com idade próxima há 24 anos, mas podem também se manifestar em crianças e adolescentes. É possível dizer que 8 a cada 100 pessoas que vivem no Brasil sofrem com o transtorno bipolar.

imagem ilustrativa

Essa é uma doença que causa um grande impacto na vida da pessoa e para os amigos e familiares próximos ao paciente. O paciente costuma sofrer muito com o seu estado psicológico.

A causa real desse transtorno ainda não é conhecida, porém fatores biológicos, genéticos, sociais e psicológicos podem somar para a causa da doença.

Os principais sintomas do transtorno bipolar são:

Irritação

Sentimento de impotência

Tristeza

Vazio

Perda de interesse por atividades em geral

Lentidão mental

Falta de energia

Mudanças de apetite e de peso

Dificuldades de concentração

Falta de sono

Sentimentos de culpa

Pensamentos negativos e de morte

O tratamento desse transtorno é feito através de medicamentos a base de lítio que ajuda a manter um equilíbrio químico do cérebro que previne alterações de humor. Outros medicamentos que são usados para depressão podem ser indicados pelo médico. Terapias com psicólogos também podem ajudar.


Comments List

Reply10 de maio de 2012 16:18

Doença de Alzheimer Sintomas24/

[...] doença de Alzheimer é uma doença do cérebro degenerativa que produz atrofia, progressiva com início frequente após 65 anos. Um [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *