Transtorno Obsessivo Compulsivo: O TOC é o Transtorno Obsessivo Compulsivo um tipo de distúrbio bastante comum e que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, esse distúrbio causa grandes transtornos e gera sofrimento não só para a pessoa que sofre com ele, mas também para todos que convivem com ele, familiares como pais, irmãos, esposa, filhos entre outros.

Esse distúrbio é caracterizado pela presença de comportamentos repetitivos, mania de organização, mania de limpeza, mania de colecionar coisas bizarras, lavar as mãos, escovar os dentes ou tomar banho dezenas de vezes ao dia, mania de contagem, ou seja, contam tudo, mania de organizar tudo simetricamente, verificar dezenas de vezes se as portas e janelas estão fechadas entre outros, pessoas que apresentam o TOC deixam de fazer coisas importantes em função dessas manias.

O TOC pode afetar tanto homens quanto mulheres e essas doença também pode surgir como consequência de um trauma, algo que a pessoa não soube lidar, por exemplo, uma frustração, uma perda, depressão entre outros. O diagnostico do TOC não acontece do dia para a noite, pode levar anos e a maioria pode começar ainda na infância e só é descoberta na fase adulta.

O TOC não tem cura, mas é um distúrbio que pode ser controlado com a psicoterapia e com a ajuda de medicamentos e com o tratamento a pessoa pode conseguir ter uma vida mais tranquila e pode controlar os sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *