Nos primeiros meses de vida a criança precisa realizar alguns exames, e alguns desses exames são feitos na própria maternidade, onde é possível identificar diversas doenças no bebê. Porém, nem todos são gratuitos e obrigatórios como o Teste do Pezinho.

Neste mês foi aprovada uma lei que pode mudar e vai facilitar muito a vida das mamães e dos bebês. Foi aprovada a lei que torna obrigatório e gratuito o Teste da Orelhinha nas maternidades. O exame que já era obrigatório em alguns municípios de São Paulo verifica se o bebê responde a algum estímulo sonoro e deve ser realizado no primeiro mês de vida.

Num grupo de 10 mil recém-nascidos, 30 apresentam problemas de surdez. Uma das causas frequentes são as infecções virais na gravidez, como a rubéola, que é possível evitar com a orientação no pré-natal. Mas se ela falhou, uma boa assistência no nascimento permite que a deficiência seja detectada cedo e não comprometa o desenvolvimento da criança. Por isso é importante o teste da orelhinha ser realizado o mais cedo possível, se for possível ainda no hospital. O teste custa em média R$80,00 nas maternidades privadas de São Paulo, é coberto por alguns convênios de saúde.

Depois de feito o exame, e caso haja alguma acusação de deficiência auditiva, o primeiro passo é consultar o médico otorrino, para complementar a avaliação. Dessa maneira a criança inicia logo o tratamento, evitando problemas com linguagem. Mas em casa você mesma pode testar a audição do seu bebê: quando ele chamar, anuncie de longe que você já vai e observe se ele se acalma. Sem avisar, faça barulhos atrás dele, como bater palma ou tocar um apito, e veja se identifica o som. Aos 3 meses os bebês já possuem essa capacidade.

Se você está perto de ganhar bebê ou se ele já nasceu e ainda não fez o teste da orelhinha informe-se melhor na maternidade e hospitais do seu município, esse teste é muito importante e pode determinar a vida social do seu bebê.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *