SP registra o dia mais frio do anoTermômetros voltam a subir amanhã, mas nova onda de frio chega no fim de semana

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou a temperatura mais baixa do mês de outubro em 17 anos na madrugada desta quarta-feira (13). Os termômetros marcaram 10,2 ºC por volta das 5h no Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo. Essa foi a temperatura mais baixa registrada pelo Instituto desde 1993, quando a mínima foi 9,6°C no dia 07.

Outubro vem registrando temperaturas abaixo da média para o período. A média climatológica para o mês é de miníma de 15,3°C e máxima de 24,8°C. Nos primeiros 12 dias de outubro, a temperatura está 3°C abaixo da média.

Em 2009, as temperaturas registradas durante o mês de outubro foram bem diferentes. Isso porque, as máximas ficaram acima de 1°C da média climatológica e a mínima registrada foi 12,5°C no primeiro dia do mês. Com isso, no ano passado dos 31 dias, 17 tiveram temperaturas acima da média. Já este ano, dos 12 dias que se passaram, 9 tiveram temperaturas abaixo da média.

Segundo os meteorologistas da SOMAR, essas baixas temperaturas são condições típica do inverno e isso acontece por causa da atuação do fenômeno La Niña, que aumenta a frequência das frentes frias e deixa as massas de ar frio mais fortes que o normal.

A previsão é que a partir de manhã (14), o frio diminua e as temperaturas devem chegar aos 26ºC na Capital Paulista. No entanto, uma frente fria começa a avançar em direção a São Paulo nesta sexta-feira (15), no fim de semana, a temperatura volta a despencar no litoral paulista e Grande São Paulo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *