Sony lança seu primeiro netbook ecológico

Foto: divulgação

Novo VAIO W ECO é feito com CDs e DVDs reciclados e conta com bolsa de tecido produzida por meio de garrafas PET recicladas

Atendendo à demanda dos consumidores que buscam produtos ambientalmente responsáveis e sentem a necessidade de contribuir com uma sociedade sustentável, a Sony traz ao Brasil um netbook inovador, o VAIO W ECO (VPC-W210AB/WI), que, além de oferecer tudo o que o consumidor precisa para uso diário, apresenta uma cadeia de composição e funcionamento com impacto ambiental reduzido.

O novo mini notebook tem 80% das peças plásticas feitas com material reciclado, a partir de CDs e DVDs descartados. Essas mídias passam por um processo industrial, onde são trituradas e lavadas, para serem integradas ao material virgem. Além disso, o produto possui manual de instruções eletrônico, o que resulta em uma redução de 70% no uso de papel.

Outro grande diferencial é a embalagem do produto. A tradicional caixa de papelão foi substituída por uma moderna bolsa de transporte, feita com tecido produzido a partir da reciclagem de garrafas PET. A substituição da caixa de papelão, além de reduzir o uso de papel e plástico, otimiza o transporte do produto e consequentemente reduz a emissão de CO2 proveniente dos veículos que realizam as entregas dos equipamentos.

“Criamos uma bolsa 100% feita de materiais reciclados. Isso aumentou em 20% a eficiência de transporte do modelo, pois ocupa menos espaço e reduz os gastos com combustível, já que a logística pode ser feita de forma mais rápida. O modelo forma um ciclo verde, que vai desde a cadeia de produção até a de distribuição”, afirma Francisco Simon, gerente de marketing e vendas da linha VAIO da Sony Brasil.

O produto está disponível na cor branca, tem tela de 10,1 polegadas, memória de 2GB e disco rígido de 320GB. O sistema operacional disponível é o Windows 7® Starter Edition, tem Bluetooth e wi-fi integrados, com bateria de até 3,5 horas de duração. O modelo faz parte da série W, a primeira linha de netbooks da marca no Brasil, que agora ganha um reforço ecológico.

O lançamento também chama atenção pelo design. Com apenas 1,19 kg, tem textura diferenciada e detalhes na cor verde. Suas teclas são confortáveis e espaçadas. E o case exclusivo, além de se tornar um bonito e moderno acessório, confere ainda mais portabilidade ao netbook. Com visual jovem e clean é uma das apostas da marca para o segmento.

“Para auxiliar no ciclo ecológico, o novo VAIO W ECO será comercializado somente em lojas físicas, em que o consumidor retirará o produto diretamente no case, evitando uso adicional de caixas de papelão para o transporte. Além disso, todo o material de merchandising foi desenvolvido com produto reciclado ou de origem comprovada”, complementa Willen Puccinelli, gerente de produto da linha VAIO da Sony Brasil.

O evento de lançamento do produto será neutralizado com o plantio de árvores pela empresa Oficina do Carbono. Serão plantadas dez árvores, o que caracteriza quase uma árvore a cada três participantes presentes no local. Além da neutralização, a ação caracteriza uma atitude socioambiental de grande importância.

O preço sugerido é R$ 2.099,00 e o produto pode ser comprado nas lojas Sony Style, 10 unidades da Fast Shop, Fnac e Miami Store.

Eco Logo

A Sony apresentou durante a última edição da FIAM (Feira Internacional da Amazônia) seu novo conceito “Eco Logo para Produtos”, cujo objetivo é promover as iniciativas ambientais dos produtos da marca por meio de um selo denominado “Eco Logo”. O selo estará nos equipamentos que contam com pelo menos três ações de melhoria ambiental durante seu processo de composição, em sua embalagem e em seu funcionamento.

Um dos produtos a receber o Eco Logo é o VAIO W ECO. Outro modelo que já recebeu o selo é a TV Bravia XBR9, modelo Full HD com 240 Hz. A partir de 2010, modelos de câmeras da marca também contarão com essa certificação.

Ações Ambientais Sony

A Sony reconhece a importância de preservar o meio ambiente para futuras gerações e insere este conceito em seu negócio. Em 1990, anunciou sua política na conservação ambiental e estabeleceu um comitê para o assunto. Três anos mais tarde, em 1993, decretou a política ambiental do grupo e o plano de ação, que conduziram à formulação da visão ambiental em 2000 e, conseqüentemente, ao surgimento do programa GM (Green Management). Este programa tem estabelecido metas desafiadoras, procurando combinar inovação tecnológica e boas práticas, sempre baseadas em sua Visão Ambiental, que tem quatro objetivos como premissa: prevenção do aquecimento global, otimização dos recursos naturais, gerenciamento de substâncias químicas e reconhecimento da importância do meio ambiente natural.

Sua principal ação nesse sentido é o Programa Green Partner, implantado com pioneirismo em Manaus, a partir de 2002, estabelecendo uma parceria com seus fornecedores com o objetivo de garantir que todos os componentes e matérias-primas utilizados nos produtos Sony sejam inofensivos ao meio ambiente. Com isso, a empresa eliminou substâncias químicas como mercúrio, cádmio e chumbo de seu processo produtivo. Outra iniciativa que faz parte do programa é a Soldagem Livre de Chumbo (Lead Free Soldering), que se entende para as atividades de serviço e reparo de seus produtos. Desde janeiro de 2006, a Sony atingiu toda a cadeia de fabricação de seus equipamentos, incluindo todas as Assistências Técnicas Autorizadas na utilização de solda livre de chumbo.

Logística

Reduzir o consumo de energia, materiais de embalagem e volume utilizado no transporte dos produtos é fundamental para diminuir o impacto ambiental. A conscientização para a necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa causados em processos logísticos também está crescendo.

A Sony, por meio de sua equipe de logística, se esforça para reduzir as emissões de CO2 e o volume de materiais de embalagem para o transporte de produtos e peças. Em todas as suas unidades de negócio ao redor do mundo, a empresa estabelece metas para redução de emissão de CO2. Além disso, a empresa promove o transporte de longa distância por vias ferroviárias e marítimas, que emitem menos CO2 do que por vias terrestres.

Sobre a Sony Brasil: A Sony conta com 2.165 funcionários distribuídos em dois escritórios – São Paulo e Rio de Janeiro – e nas fábricas na Zona Franca de Manaus. Em maio de 2008, a empresa apresentou sua primeira loja própria Sony Style do Brasil, localizada em um dos Shoppings mais conceituados da cidade de São Paulo – Shopping Cidade Jardim, e em novembro do mesmo ano, inaugurou sua segunda loja, no prestigiado Park Shopping, em Brasília. A terceira loja da marca foi inaugurada em maio de 2009, no Bourbon Shopping Pompéia, a quarta em julho do mesmo ano, no BarraShopping, Rio de Janeiro, e a quinta em outubro, no Salvador Shopping, em Salvador.

A empresa estrutura-se em duas áreas: Consumidor e Profissional. A primeira, voltada para o consumidor final, fabrica e comercializa toda a linha de áudio e vídeo, câmeras de vídeo, câmeras fotográficas digitais, notebooks e som automotivo. Já a área Profissional comercializa soluções de negócios como a linha de câmeras IP, equipamentos de videoconferência, impressoras para as áreas médica e fotográfica, projetores, equipamento para produção de vídeo e mídia profissional, atuando nos mercados corporativo, educacional, governamental, emissoras de televisão e produtoras, entre outros.

Fonte

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *