Síndrome de Asperger, Entenda o que é

Síndrome de Asperger: Existem vários tipos de síndromes que podem afetar uma pessoa e uma delas é a síndrome de Asperger que é um dos transtornos invasivos do desenvolvimento, ou seja, é uma doença em que a pessoa não apresenta retardamento na aprendizagem, pelo contrário, os portadores costumam ter alto QI e até são confundidos com artistas.

Porém a diferença é que esses portadores possui grandes dificuldades de interação social, dificuldades de compreensão em relação a comunicação e comportamento, são pessoas que tem muitas facilidades com números, ciência, memorização entre outros, essa síndrome é o resultado de um problema genético e pode atingir mais meninos do que meninas e o diagnostico pode ser feito quando a criança tiver idade entre 3 e 7 anos.

Essa descoberta pode ser feita a partir do momento em que a criança tem dificuldades para lidar com outras pessoas, não possui habilidades com esportes por conta de dificuldades motoras, não entende ironias, metáforas ou algo do tipo, tem habilidades para lidar com números, assuntos relacionados a ciência entre outros que o podem confundir com um gênio.

O portador também possui dificuldades para compreender os sentimentos dos outros como tristeza, angustia entre outros, é uma criança que tem facilidades para aprender a ler sozinho, usa palavras diferentes e um vocabulário mais avançado para a sua idade, falam até se cansar de um assunto que gostam. A família deve estar atenta a esses sintomas para oferecer o tratamento adequado que é compreender as dificuldades e limitações da criança para que assim possam ajuda-la.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *