Saveiro no Salão do Automóvel de São PauloUm dos veículos que mais deve chamar a atenção entre os exibidos pela Volkswagen no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é a pick-up Rocket, criada especialmente para o evento pela equipe de designers, engenheiros e técnicos brasileiros da marca.

Com uma pintura branca de efeito perolizado, realçada por detalhes em cinza fosco na parte inferior e pelo preto de alto brilho no teto, entre outros detalhes, o modelo traz uma larga faixa vermelha correndo ao longo de toda a carroceria.

Assim, do para-choques dianteiro até a tampa traseira, a Saveiro Rocket mostra logo sua vocação esportiva, derivada do modelo que lhe serve de base. “Escolhemos a Saveiro para criar este modelo inédito porque ela é um dos carros mais usados pelos jovens para realizar modificações”, explica Luiz Veiga, gerente executivo de Design da Volkswagen.

“Criar um carro de sonho para um salão, como fizemos agora, é uma tarefa fantástica para todos os envolvidos: sem termos que nos preocupar com detalhes como custos de fabricação, prazos e limites de orçamento, dá para soltar a imaginação e transformar em realidade coisas que, num carro de linha, ficariam inviáveis”, complementa.

O projeto da Saveiro Rocket partiu da constatação de que muitos usuários de pick-ups compactas vêem seus carros como veículos esportivos de dois lugares, um tipo de carro que, no Brasil, é raro e, geralmente, tem preço muito elevado. Partindo dessa premissa, a idéia foi reforçar essa tendência de todas as formas possíveis: no exterior, no habitáculo e na parte mecânica.

Esportividade explícita

O visual da Saveiro Rocket é dominado, em toda sua extensão, pela tripla faixa na cor vermelho Tornado pintada sob o verniz, que corre pelo centro do para-choques dianteiro até a tampa traseira. Ao passar pelo teto, que é pintado em preto Ninja, quase vítreo, a faixa assume uma tonalidade cinza escuro, um leve contraste que garante uma aparência sutil. A antena tubarão no teto, além da captação dos sinais GSM e GPS, contribui visualmente com a silhueta esportiva.

Na dianteira, a grade superior também é pintada em preto de alto brilho, enquanto a parte inferior do para-choque pintada em cinza Spectrus fosco, dominada por uma ampla grade em forma de colméia sublinhada em vermelho por um aplique chanfrado, segue a tendência de design da nova filosofia da marca Volkswagen.

O cinza fosco é utilizado em todo o contorno inferior do carro, prolonga-se da dianteira ao para-choques traseiro e contorna os arcos das molduras das rodas especiais pintadas em preto alto brilho. A roda de liga leve de 18 polegadas, possui nove raios e pneus 225/40.

As aberturas das rodas deixam bem evidentes os grandes discos de freios com diâmetro de 312x25mm na dianteira e 256x22mm na traseira, com pinças pintadas na cor vermelho Tornado. O efeito da borda inferior escura ressalta a menor altura da suspensão, que foi rebaixada em 36mm na dianteira e 60mm na traseira, quando comparada à original da Saveiro.

Os faróis com lâmpadas de xenônio têm máscaras negras e contam com lavadores automáticos, acionados em conjunto com o para-brisa. Os limpadores de para-brisa são tipo aerowishers, com lâminas de borracha estrutural, mais simples e eficazes que os modelos tradicionais.

Nas extremidades do para-choques se destacam as luzes de circulação diurna com light strings, cordões luminosos de material a base de silicone, que forma um duplo contorno enfatizando o desenho da área inferior e também conta com quatro Leds auxiliadores que se acendem quando o volante é esterçado, uma inovação no Brasil.

Nas laterais, a Saveiro Rocket se diferencia pelo novo design do santantonio integrado à silhueta que remete a um coupé esportivo. A sensação de maior área envidraçada é dada pela coluna B, que recebeu pintura na cor preta de alto brilho.
O retrovisor externo com luzes indicadoras de direção ganhou destaque com a pintura na cor vermelho Tornado. Sob o para-choque, o defletor traseiro, característico de carros esportivos e as entradas laterais de ar pintados na cor preta, ressaltam a esportividade do modelo e agregam a funcionalidade no direcionamento do fluxo de ar.

A identificação Rocket, posicionada nas laterais da caçamba, foi pintada artesanalmente sob a camada de verniz, dando uma aparência requintada como a assinatura de uma obra.

Um trabalho especialmente criativo ocorreu na tampa da caçamba, que traz dois ressaltos com brakelights integrados alinhados na direção dos bancos, similar aos apêndices aerodinâmicos usados em carros de corrida por volta dos anos 50. A tampa superior do compartimento de carga é rígida e tem abertura por comando elétrico, enquanto a porta da caçamba, envolvida pelas lanternas escurecidas, é aberta de forma convencional. Logo acima, um aerofólio pintado em preto de alto brilho arremata a silhueta do carro.

Saveiro Rocket


Comments List

Reply11 de junho de 2012 20:27

Comandos Elétricos apostilas confiram25/

[...] são só algumas informações para você que pretende realizar um curso de comando elétrico, é disponíveis vários tipos de cursos, instituições que administram o curso, onde o aluno tem [...]

Reply11 de julho de 2012 17:14

Ecogenicidade, Saiba o Que É25/

[...] muitos termos técnicos e palavras que não conhecemos exatamente o seu significado, não é mesmo? Hoje o Boa Notícia vem [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *