A História do Brasil é muito rica se tratando de revoluções e conflitos pela luta contra os governos que agiam com autoritarismo. No Estado da Bahia como em todo o país, ocorreram vários confrontos desse tipo, onde pessoas comuns, militares, ricos, pobres, médicos, jornalistas, entre outros, que lutaram pelos seus direitos e seus ideais.

 

imagem ilustrativa

 

No dia 6 de novembro de 1837, se iniciava essa rebelião. O motivo era que os manifestantes não aceitavam as imposições que o governo da época, que atuava no regime regencial,  colocaram.

Essa imposições eram políticas e administrativas, além de terem ocorrido nomeações de políticos que não agradaram a população.

A revolta foi iniciada pelo jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. Por isso o nome Sabinada, derivado de um dos seus sobrenomes, o Sabino.

A revolta durou até março de 1838, onde o Governo Regencial, através do Regente Feijó, mandou tropas para o local, onde a cidade de Salvador foi cercada. Várias residências de muitos manifestantes foram queimadas. Muitas mortes ocorreram, mais de 2mil, além de mais de 3mil participantes da revolta terem sido presos.

A Sabinada foi mais um exemplo que desde aquele tempo o Brasil já tinha pessoas dispostas e ousadas para lutarem pelos seus direitos e ideais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *