Em todo o território terrestre, existem diversos tipos de pedras e minerais que são extraídos, e que de alguma forma proporciona ao ser humano alguma utilidade. Dentro dessas que são encontradas no planeta terra, existem as rochas magmáticas.

imagem ilustrativa

A rocha magmática é formada através de uma matéria consolidada, chamada magma. Essa é encontrada dentro da crosta terrestre, sendo nomeadas como texturais e mineralógicas.

Dentro da crosta é encontrado o magma e a lava, de onde surgem as rochas. Elas são classificadas como ácidas, básicas ou neutras.

Quando o teor silício é superior a 65%, ela é considerada ácida.

No caso das neutras, esse teor varia de 52% a 65%. Já quando falamos em um teor de 45% até 52%, elas são consideradas básicas, visto que aquilo que chamamos de quartzo não foi formado.

Algumas das rochas magmáticas mais conhecidas que existem no Brasil são: Basalto, granito e diabásio.

Essas rochas, passam por diversos processos que podem durar milhares e milhares de anos, até a sua formação. Algumas delas são do tipo farináceas, onde os minerais estão em um bom tamanho. Esse tipo, as farináceas, são derivadas das que chamamos de plutônicas.

imagem ilustrativa

Cada vez mais nos surpreendemos com o conhecimento e aprendizagem sobre as maravilhas e recursos que somente o nosso planeta oferece.

Rochas Magmaticas sedimentares e Metamorficas

A primeira surge na zona profundas da litosfera ou seja da crosta terrestre.acontece a partir de um processos físico-químicos que sofrem os agentes destrutivos.Alguns exemplos destes são os:  folhelhos, arenitos, calcário.

A Segunda passa por alterações e se origina através das rochas magmáticas, sedimentares e das metamórficas. essa alteração e  transformação ocorre devido ao fato do aumento da temperatura e por consequência ocasiona a elevação da pressão e o aumento de deslocamentos, isso tudo tem como resultado a fragmentação da rocha original.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *