O refluxo é uma doença que atinge pessoas de diversas idades, principalmente os bebês recém nascidos. Essa doença consiste no refluxo do conteúdo alimentar que está presente no estômago para o esôfago, normalmente com um líquido ácido que causa ardor, queimação, mal-estar para os pacientes.

imagem ilustrativa

O principal sintoma do refluxo é a azia, que pode piorar quando o paciente permanece deitado ou quando dobra o peito sobre a barriga. A azia pode ser muito intensa, parecendo até mesmo como uma dor no peito que causa a impressão de infarto cardíaco.

Outro sintoma é a regurgitação dos alimentos que são ingeridos em quase todas as refeições. Isso normalmente causa uma sensação ruim no paladar do paciente.

O diagnóstico pode ser feito através dos sintomas e das queixas do paciente, sem a necessidade de qualquer outro exame, porém, a radiografia de transição esôfago gástrica pode demonstrar tanto uma hérnia como o refluxo.

O tratamento é feito através de medidas educativas, onde o paciente deverá melhorar a sua alimentação, evitando produtos que possam aumentar o mal-estar e a sensação de queimação. Além disso, o uso de medicamentos pode ser indicado pelo médico.

Qualquer sintoma ou alteração que sinta durante o tratamento procure seu médico, pois em muitos casos a cirurgia é necessária para o devido controle.

 

 


Comments List

Reply2 de abril de 2013 20:53

Cuidados com bebês com refluxo24/

[...] com bebês com refluxo: Bebês com refluxo quando pequenos não é algo raro de encontrar, mas que também merecem uma devida atenção. Os [...]

Reply5 de junho de 2013 16:22

Endoscopia, como é feito e para que serve o exame24/

[...] esse exame tem como objetivo detectar vários tipos de doenças que podem causar dor no estômago, refluxo e azia, essas doenças pode ser uma simples inflamação, uma gastrite e até mesmo uma doença mais grave [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *