O ano de 2010 está passando voando, tanto é que já estamos próximos do Natal e já é hora de pensar nos preparativos, onde será a ceia, e se você não sabe fazer nenhuma receita ou ainda não tem idéia do que vai fazer vai ai uma dica, receita Peru de Natal, uma das mais tradicionais do cardápio natalino.

Ingredientes Peru de Natal:

– 1 peru temperado congelado Sadia (cerca de 8kg)
– 3 colheres de (sopa) de margarina Qualy
– 8 colheres (sopa) de azeite
– 1 embalagem de bacon em cubos Sadia
– 3 cebolas grandes
– 300 g de azeitonas verdes picadas
– 1 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas picadas
– 1 xícara de (chá) de queijo parmesão ralado
– 1 pimenta dedo-de-moça, picada
– 4 xícaras (chá) de farinha de mandioca
– 1 maço grande de cheiro-verde picado
– Sal a gosto
– 2 colheres (sopa) de margarina Qualy
– 1 xícara (chá) de champanhe ou vinho branco

Modo de Preparo Peru de Natal:

O primeiro de tudo é descongelar o peru. Sem retirar a embalagem, coloque a ave dentro de uma assadeira ou refratário grande e coloque na parte de baixo da geladeira por aproximadamente 72h.

Retire o saquinho com os miúdos e cozinhe a moela e o pescoço em água e sal. Corte o fígado, o coração e também a moela cozida. Desfie a carne do pescoço e junte com os miúdos e reserve.

Depois coloque o peru em uma assadeira grande, prenda as asas e as coxas com palitos e fio dental e cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio (cerca de 200 C) previamente aquecido durante duas horas.

Retire o papel, besunte a ave a cada 30 min com a margarina e complete o cozimento até o termômetro pular (cerca de 2h20min). A assadeira não pode ficar seca, se necessário adicione mais 1 xícara (chá) de água.

Enquanto isso aqueça o azeite e o bacon até que o mesmo libere toda a sua gordura. Acrescente a cebola, refogue por alguns instantes, junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta, a farinha de mandioca, o cheiro verde picado e o sal. Adicione os miúdos reservados e misture bem.

Acomode o peru na travessa em que for servir e remova, com cuidado, os palitos e o fio dental.

Para o molho:

Leve a assadeira diretamente ao fogo, adicione o champanhe e misture bem, raspando o fundo com uma colher de pau. Ferva por aproximadamente 10 min, coe, passe para uma molheira e sirva em seguida, acompanhando o peru.

Pronto, agora é só degustar. Da um pouco de trabalho, mas é uma receita deliciosa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *