Muita gente já ouviu falar que a radioterapia pode causar alguns efeitos colaterais, mas esse é um tratamento fundamental para as pessoas que sofrem com algum tipo de câncer.

Esses efeitos colaterais podem variar muito de pessoa para pessoa e a localização do câncer pode ser um dos fatores principais para essa variação. Outro motivo que faz o efeito colateral ser diferente em pessoas distintas é pelo fato da dosagem do tratamento pode ser maior ou menor dependendo de cada caso.

imagem ilustrativa

Algumas pessoas fazem o tratamento e quase não sentem nenhum efeito em relação à radioterapia, em outros os efeitos podem ser mais graves.

Os efeitos colaterais que podem ocorrer em uma pessoa que realiza esse tratamento são:

Ressecamento de pele

Coceira

Bolhas e descamação pelo corpo

Diarreia

Náuseas e Vômitos

Boca seca

Dificuldade para engolir

Inchaço

Perda de cabelo

Problemas sexuais

Problemas urinários e de bexiga

A maioria dos efeitos colaterais some após o término do tratamento, mas em alguns casos eles podem voltar a aparecer após meses ou até esmo após anos depois. Isso pode ocorrer devido ao aparecimento de cancros secundários, mas isso é muito difícil de ocorrer.

Caso tenha mais dúvidas ou esteja se sentindo mal após ter acabado o seu tratamento procure o mais rápido possível o seu medido para que uma análise seja feita.

 

 

 


Comments List

Reply18 de julho de 2012 17:20

Câncer de Pele, Como se Proteger25/

[...] câncer de pele é uma doença que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, e isso acontece [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *