As pneumonias comuns são causadas por vírus ou bactéria, já a pneumonia química é causada pela inalação de substâncias químicas que agressivas ao pulmão, essa inalação pode feita por meio de fumaças, produtos como agrotóxicos e muitos outras substâncias químicas que inflamam os alvéolos e dificulta a troca do oxigênio pelo gás carbônico no sangue.

A pneumonia química pode comprometer todo o pulmão e os principais sintomas são tosse a falta de ar, mas dependendo da quantidade inalada e o tipo de substância química a pessoa também pode apresentar irritação no nariz, olhos, lábios, boca e garganta, tosse com muco amarelo ou verde ou com secreção rosada com presença de sangue, náuseas, dor abdominal, respiração dolorosa entre outros.

Os sintomas pode piorar ainda mais em casos mais graves e dependendo do tempo em que a pessoa ficou exposta e da quantidade de substâncias inaladas a pneumonia química pode levar a óbito. Em todos os casos é importante procurar imediatamente um médico para que o tratamento seja feito o mais rápido possível.

Dependendo do tipo de substância química a pessoa pode ir a óbito, porque algumas substâncias afetam não só o pulmão como também outros órgãos do corpo.

Doenças Causadas Pelo Cigarro Em Crianças
Aleitamento Materno, Ministério da Saúde, Confira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *