Pré-sal precisa de mão-de-obra nacional

Acaba de ser estipulado pela Petrobras que a mão-de-obra no pré-sal deverá ser 80% nacional, como patamar mínimo. Este tem sido um grande desafio para as grandes empresas estrangeiras como também para a Petrobras, que no campo petrolífero de Tupi, um dos campos da área do pré-sal sediado dentro da Bacia de Campos, ainda não chegou quantitativo.

Existe uma grande variedade de áreas para os profissionais que desejam entrar neste setor, um dos que mais cresce na economia nacional. As opções vão desde o trabalho nas plataformas como em sondas de perfuração até engenheiros, pilotos e cientistas. A escassez de profissionais especializados atrai candidatos, por inflacionar propostas salariais

A fim de atender a esta demanda, a Sampling e a Petrocenter, empresas de capacitação, formação e treinamento de profissionais para este mercado possuem cursos especializados na área. A Sampling conta hoje com três unidades, incluindo uma recém inaugurada em Caxias, oferecendo cursos capacitação e treinamento como CBSP (Salvatagem), HUET – Treinamento de Escape de Aerinave Submersa, Espaço Confinado, Soldagem com Eletrodo Revestido, Brigada de Combate a Incêndio, entre outros.

A Petrocenter possui outros cursos de capacitação, dentre eles estão os de Logística, treinamentos de segurança, Operador de Produção de Petróleo, QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e NR-33.

Esse setor tende a crescer nos próximos anos, especialmente quando o óleo do pré-sal, definitivamente começar ser produzido de forma efetiva. Segundo estimativas, a demanda tende a se normalizar em cerca de cinco anos, mas o mercado deve continuar promissor pelo menos até 2020.

Serviço:

Sampling – Praia da Botafogo, 518, 12º andar, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. Tel: (21) 3820-1900. Site: www.sptac.com.br

Petrocenter – Rua Regente Feijó, 161 – Centro – RJ. Tel (21) 2518 2537/ 2516 0823 – www.petrocenterbrasil.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *