Porquê Maio é o mês das noivas

A tradição do mês de Maiocomo mês das noivas remonta a um tempo muito antigo, às celebrações pagãs. A cada ano, nesse período, celebrava-se o Beltane – data mágica para comemorar o amor e o casamento.

E era no dia 1o. de Maio que a Deusa e o Deus se casavam para celebrar uma paixão muito intensa que viviam nessa época do ano – o Sabath de Beltane – com muita alegria, amor, união, paixão e felicidade.
Com o passar do tempo e a chegada do catolicismo, temos para este mês a consagração de Nossa Senhora para embasar o porquê de Maio como o mês das noivas.

Porém, não podemos esquecer que a maior parte da história do mundo remete ao hemisfério Norte como o velho mundo – onde tudo começou. E lá, Maio é o mês das flores, da renovação, da Primavera em sua plenitude, que remete à feminilidade.

Por isso o mês de Maio ganhou essa tradição, embora os brasileiros tenham preferido Dezembro para se casar, os americanos tenham preferido Fevereiro – próximo ao Valentine´s Day (Dia dos Namorados) em 14 daquele mês e os ingleses prefiram Junho, o mês de homenagem ao deus Juno – pelos romanos, que é a deusa das mulheres e dos casamentos.

1 thought on “Porquê Maio é o mês das noivas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *