Uma boa mastigação é importante a reeducação alimentar. Trata-se da melhor forma de comer menos, digerir bem os alimentos e emagrecer

Mulheres e homens estão preocupados com a boa forma, e essa questão está ligada não só a estética, mas também com a saúde. Uma pesquisa serve como referência para este cenário. O Ministério da Saúde divulgou índices de brasileiros que sofrem com a obesidade e o quadro é alarmante. Aproximadamente 11% da população sofria de obesidade e em 2011 este quadro chegou a 15% da população. O mais preocupante é que 50% da população do Brasil está acima do peso.

A maior dificuldade dos brasileiros está nos hábitos alimentares. Manter uma alimentação adequada, com nutrientes suficientes para manter o corpo em forma é uma missão impossível para alguns individuos que acabam vencidos pelo desejo de comer a restaurantes fast food. Este quadro é agravado pelo sedentarismo.

Mastigar para emagrecer
Mastigar para emagrecer
Entre os fatores que mais provocam a desistência de dietas para emagrecimento está na restrição alimentar imposta pelos planos. Algumas pessoas possuem muita dificuldade para deixar de comer doces como chocolate, além de frituras e o consumo de refeições congeladas. Diante disso, várias pessoas que precisam perder peso com rapidez recorrem a métodos drásticos que funcionam por um tempo, mas que culminam com o ganho de peso logo em seguida.

Mas para quem deseja mesmo perder peso a recomendação é que alguns hábitos sejam modificados aos poucos e um deles pode fazer toda a diferença na tarefa de perder alguns kg: trata-se de mastigar bem os alimentos. A mastigação permite que alguns consigam vencer os quilos a mais na balança e ainda melhora a digestão. Para quem não sabe, o processo de digestão começa na boca ao mastigar os alimentos e a saliva atua avisando a outros órgãos como intestino, pâncreas e fígado devem produzir enzimas para processar os alimentos.

A saliva também é responsável pelo aumento dos movimentos do estômago e esôfago no intuito de triturar a comida, permitindo que o alimento seja absorvido pelo organismo. Por isso, os alimentos devem ser muito bem mastigados, principalmente carboidratos como arroz.

Quando a comida é mastigada corretamente o corpo fica satisfeito com porções pequenas de comida. Além disso, é importante comer e tomar líquidos como refrigerante e suco. Comer rápido demais também prejudica a saúde e contribui para o aumento do peso. Para emagrecer é necessário comer com calma, mastigar bem, sentir o gosto dos alimentos. Este verdadeiro ritual deve ser seguido porque o corpo só recebe a informação de que está satisfeito 20 minutos após o início da refeição.

Não se esqueça: para emagrecer coma com calma, não tome refrigerante e faça exercícios físicos regularmente.


Comments List

Reply20 de outubro de 2011 15:58

miraldina27/

sou angolana, y gostaria de emgrecer

Reply18 de dezembro de 2012 20:55

Aproveite as festas de fim de ano sem pesar na balança28/

[...] Hum o fim do ano está chegando e com ele as tradicionais festas que trazem opções deliciosas tanto na ceia de natal quanto na ceia de ano novo que muitas famílias costumam fazer, mas ai é que vem o problema para algumas mulheres que não conseguem resistir as tentações das comidas, mas como aproveitar as festas de fim de ano sem pesar na balança? [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *