Para as balzaquianas – saiba como repor a “proteína da beleza”

Você provavelmente já ouviu falar sobre o colágeno, mas, sabe qual é a real importância dele para a sua saúde e beleza? Confira as funções, benefícios e formas de manter os níveis adequados da chamada “proteína da juventude”.

limpando-a-pele

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína de origem animal naturalmente produzida pelo nosso organismo desde o nosso nascimento. Chega a representar 25% do total de proteínas presentes em nosso corpo, mas, com idade, a sua produção começa a sofrer quedas e o corpo começa a apresentar os sinais de sua diminuição.

Quando começamos a perder colágeno?

limpando-a-pele-2

É a partir dos 30 anos, aproximadamente, que a produção de colágeno começa a cair (cerca de 1% a menos a cada ano). Na menopausa, a perda da proteína é mais acentuada. Por volta dos 50 anos, produzimos apenas 35% do colágeno necessário.

Principais benefícios da proteína

Os principais benefícios do colágeno são: garantir a saúde das cartilagens e de nossas articulações, músculos, vasos e ligamentos, prevenindo contra o aparecimento de doenças articulares como a artrose; fortalecimento dos tecidos do nosso corpo. A proteína ainda proporciona maior elasticidade e resistência à pele, evitando a flacidez e até o aparecimento de rugas.

A proteína também apresenta benefícios aos cabelos e às unhas, garantindo força e restauração de danos.

Consequências da falta de colágeno

Os baixos níveis da proteína podem favorecer e provocar flacidez na pele, rugas, propiciar articulações desgastadas, enfraquecimento de unhas e perda de cabelos, má formação óssea, rigidez musculares e doenças de pele.

Existe uma forma de repor os níveis de colágeno?

Felizmente sim!

A ingestão diária de colágeno varia entre organismos. Enquanto alguns necessitam de apenas 2g de colágeno por quilo de peso, outros chegam a necessitar até 8g por quilo de peso.

A reposição de colágeno pode ocorrer de formas diferentes e complementares.

Reposição com alimentos

A forma mais simples, embora com menos índice de absorção, é por meio da alimentação.

Para quem deseja repor o colágeno com uma dieta balanceada, deve-se optar pelos seguintes alimentos: ricos em proteínas animais, tais como as carnes de frango, carnes vermelhas, peixe e ovos (sempre com moderação e adotando meios de preparo que não conferem um aumento significativo de calorias).

Para auxiliar na absorção da proteína pelo corpo, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em vitamina C, tais como o limão, laranja, abacaxi, morango, etc.

Reposição com suplementos

Outra forma de repor a proteína é por meio da suplementação nutricional e vitamínica, que é mais facilmente aproveitada pelo corpo, uma vez que fornece substâncias essenciais para produção do colágeno.

Existem diferentes tipos de colágeno. Um que beneficia especialmente pele, outro as cartilagens e articulações, outros presentes em diversos órgãos do corpo etc.

No caso da suplementação, deve-se atentar para o tipo de colágeno que se deseja fortalecer, para isso, recomenda-se a consulta a um profissional, que estabelecerá o colágeno adequado e suas respectivas doses de acordo com as necessidades particulares de cada paciente.

Dicas importantes!!!

Não basta simplesmente elevar o consumo de colágeno, seja por meio de alimentos ou por suplementação, há a necessidade de se evitar determinados hábitos que favorecem a perda da proteína e que prejudicam a sua ação, tais como o fumo, o estresse, a má alimentação, o sedentarismo, exposição excessiva ao sol, poluição e desidratação.

Combinar o colágeno a uma vida mais saudável contribui para o retardo do envelhecimento e para uma beleza mais jovial.

Se você já alcançou ou passou da idade na qual o nível do colágeno diminui, comece a sua reposição e confira os resultados na pele.

Créditos: Ativas Online

 

 

 

2 thoughts on “Para as balzaquianas – saiba como repor a “proteína da beleza”

  1. Olá, equipe Boa Notícia!

    Boa tarde,

    Muito prazer. Me chamo Ruth Marques e costumo acompanhar sites que abordam temas com diversidade e achei o Boa Notícia, que engloba assuntos relacionados a moda, comportamento, beleza entre outras pautas interessantes e adorei!

    Parabéns pela proposta do site. :)

    Sou jornalista e trabalho com conteúdos para algumas empresas de diversos segmentos que atendem as suas editorias e, pensando nisso, gostaria de fazer uma contribuição de post a vocês.

    Poderia enviá-lo à vocês?

    Ressalto que a temática será de acordo com sua linha editorial, trazendo assim um conteúdo rico e informativo ao seu público leitor.

    Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.

    Excelente quarta.
    ruth@wsidm.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *