Quem nunca estudou ou ouviu falar sobre a acentuação correta das palavras. São coisas simples que aprendemos dentro da lingua portuguesa, mas mesmo assim, com o passar dos anos, acabamos esquecendo e depois tendo alguma dificuldade com aquilo que para nós, antes, era muito fácil.

imagem ilustrativa

Dentro do grupo de palavras acentuadas, encontramos o das oxítonas. As palavras oxítonas são aquelas que possui o acento tônico na última sílaba. Existem vários exemplos que podem serem dados de palavras que possuem o acento tônico no final, e com isso mudando totalmente o seu significado. Veja alguns:

O sab que sabia voar.
Pe sofria na pele a marcação forte dentro de campo.
As lojas que vendem ma, quase não o vendem em maio.

No caso das palavras Pelé e maiô, elas tiveram que serem acentuadas para mudar a pronuncia, pois sem o acento, elas seriam paroxítonas, como no caso de pele e maio. No caso das que são usadas no plural, como: nenéns, são acentuadas para não serem lidas também como paroxítonas. É inúmeras as combinações que tornam diversas palavras, oxítonas acentuadas. Com apenas alguns minutos lendo sobre o assunto, o leitor pode entender melhor sobre os tipos de palavras. Ler é um dos melhores caminhos para se evoluir em conhecimento.

imagem ilustrativa

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *