Na língua portuguesa, muitas palavras são bastante parecidas na forma de escrever e pronunciar. Alguns tipos de palavras que falamos e ortografamos, as vezes são pronunciadas e escritas de forma incorreta, e em uma frase que o significado da palavra é outro. Nesses casos, essas palavras são nomeadas como homônimas e parônimas.

imagem ilustrativa

As palavras homônimas, são aquelas que são iguais, como o próprio nome “homo” nos diz, que no grego significa igual. Aquelas que na verdade temos dificuldade, são as homônimas homófonas.

Essas tem uma pronuncia com o mesmo som, mas a escrita é diferente. Um exemplo: Eu irei a um “concerto”. Nessa frase, a palavra concerto com “c”, quer dizer uma apresentação musical. Um outro modelo que podemos utilizar é esse: Eu irei a um “conserto” de instrumentos.

A palavra “conserto” na frase, informa que o sujeito irá a um “reparo” .

imagem ilustrativa

Já as palavras parônimas, são parecidas também na forma de escrever e pronunciar, mas com significados bem diferentes.

Veja aqui alguns bons exemplos: Eu ratifico as palavras ruins que disse antes. Você acaba de se condenar usando essa palavra. Ratificar significa confirmar. O certo é você utilizar a palavra “retificar”, que quer dizer corrigir. Aprendeu? É somente memorizar, que uma vez aprendido você terá facilidade na hora de escrever e pronunciar as palavras da forma correta.


Comments List

Reply6 de junho de 2012 15:44

Palavras oxítonas acentuadas24/

[...] nunca estudou ou ouviu falar sobre a acentuação correta das palavras. São coisas simples que aprendemos dentro da lingua portuguesa, mas mesmo assim, com o passar dos [...]

Reply18 de julho de 2012 17:47

Dicionário Eletrônico, Quais são os Melhores25/

[...] você usa bastante a internet e quer saber qual é a melhor forma de encontrar os significados de algumas palavras, saiba que hoje é bem comum fazer a consulta através dos dicionários [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *