Chuva em todo Brasil no mês de outubroNo Sul do país, tempo aberto predomina nesta sexta-feira

A folha do calendário muda, mas a condição da atmosfera não. O primeiro dia de outubro começa com chuvas ainda atingindo o norte do Paraná, o Sudeste, o Centro-Oeste, e grande parte da Bahia.

No início da sexta, as áreas mais ao norte terão maior probabilidade para pancadas de chuva mais fortes, mas as simulações indicam precipitações muito isoladas para o período da manhã. Porém, entre a tarde e a noite, as pancadas voltam a ganhar força, atingindo principalmente o centro e o sul do Mato Grosso do Sul, o Paraná, São Paulo, o sul de Goiás e o sul e oeste de Minas.

Segundo a SOMAR Meteorologia, apesar das chuvas, as temperaturas altas persistem na maior parte do país. Passam dos 30°C no norte do Paraná, na maior parte de São Paulo e de Minas. Já no Mato Grosso, na maior parte de Goiás e no Nordeste chegam aos 35°C. Algumas cidades do Norte e do interior do Piauí e do Maranhão podem chegar aos 40°C.

No sul, os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, terão tempo firme durante toda a sexta e também no fim de semana, mas as temperaturas ficam baixas. Isso acontece porque, apesar da região estar sob uma massa de ar seco, essa massa de ar também é fria e impede a elevação das temperaturas à tarde.

Além disso, o tempo aberto favorece uma queda cada vez maior de temperatura durante a madrugada, ou seja, as manhãs serão cada vez mais geladas em ambos os Estados. Na sexta, as máximas não passam dos 25°C em Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, no sábado e no domingo, as mínimas ficam abaixo dos 10°C no Estado Gaúcho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *