Hoje em dia é bem comum que as pessoas queiram descobrir e até mesmo aprender quais são as regras básicas da nossa língua, que é o famoso Português. E se você ainda não tem muitas informações sobre a oração subordinada reduzida, aqui vamos tentar esclarecer algumas das suas dúvidas.

A primeira coisa que você deve saber é que a oração subordinada reduzida na gramática é aquela que exerce uma função em relação à outra oração, e isso se chama oração principal que pede complemento.

imagem ilustrativa

Aqui vamos citar um breve exemplo na qual você pode entender melhor:

“Aguardo que você chegue”

Em uma única frase você consegue encontrar duas orações. Você sabe dizer onde está isso nessa frase que citamos acima? Se a sua resposta é não, veja a explicação a seguir.

“Aguardo” e “que chegue” são as duas orações que estão presentes nessa frase. A oração “que chegue” esta mostrando o verbo no sentido transitivo direto “aguardo”. Então você pode reparar que nessa frase a oração exerce a função sintática do objeto direto, ou seja, essa é uma oração substantiva objetiva direta.

imagem ilustrativa

Sabemos que muitas vezes é complicado entender, mas preste atenção na regra e também nas suas aulas de português que logo você será o melhor aluno da classe.

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *