O que é Teologia e Como Estudar Teologia?

A expressão Teologia se originou do grego e tem como significado estudo de Deus. O aprendizado da Teologia procura compreender Deus e esclarecer as suas escolhas, o porquê Deus é uma criatura glorificada e maior que nossa existência. Porém, a teologia é a metodologia e a ciência de aprender sobre Deus de uma forma desenvolvida e descomplicada. Muitas pessoas tentam fugir do aprendizado da teologia porque elas creem que a teologia traz desentendimento. Mas quando assimilada de forma correta, a teologia pode juntar as pessoas.

Teologia é estruturar os ensinamentos da Palavra de Deus de maneira descomplicada. Teologia bíblica e própria é muito boa; ela é a doutrina da Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17).

Especializar -se na palavra de Deus é aprender o que ele tem disseminado sobre si. E nem todas instituições que fornece o curso gratuito de teologia utiliza como base a Bíblia. Dessa maneira, fazem muitas “teologias” afora. Os cristãos dos dogmas católicos e ortodoxos empregam suposições de uma tradição. Os dogmas são inseridos, se equiparam e em muitas vezes sobressaem as Escrituras.

A teologia na maioria das vezes é dividida conforme abaixo:

 

  • Por tempo (patrística, medieval, reformada, contemporânea).
  • Por Dogma (teologia calvinista, arminiana, católica).
  • Por destaque (teologia histórica, bíblica, sistemática).

 

Como estudar Teologia da forma correta?

A abordagem de um curso de Teologia deverá ser dedutiva, quer dizer que, usa como essência o que diz na Bíblia a respeito de um assunto determinado. Ele é fundamentalmente bíblico. Ao contrário dos tratamentos da Teologia histórica, que ampara o que os cristãos de distintos períodos perceberam sobre algumas questões. Também é diferente da Teologia filosófica, que usa dispositivos e recursos da filosofia, utilizando pouco do que a Bíblia informa sobre o assunto.

No curso de teologia da FBV você aprenderá mais minuciosamente o porquê de ser essencial o estudo da teologia. O curso tem o conteúdo programático separado em capítulos para melhor entendimento do assunto conforme apresentado abaixo, confira:

– Teologia

– A Natureza da Teologia

– A Possibilidade da Teologia

– Escritura

– A Natureza da Escritura

– A Inspiração da Escritura

– Deus

– A Existência de Deus

– As Obras de Deus

– Homem

– A Criação do Homem

– Cristo

– A Obra de Cristo

Portanto se você quer aprender Teologia da maneira mais correta você deve escolher um curso, mas dedutivo que explique realmente o que a Bíblia diz atualmente não levando em conta suposições ou histórias contadas ao longo do tempo. E sim a essência do que a Bíblia realmente diz e tendendo entender qual é a verdadeira palavra de Deus para os dias atuais

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *