Microsoft Windows 7Após um ano do lançamento do sistema operacional mais bem sucedido da história da Microsoft, com mais de 240 milhões de licenças vendidas, empresa destaca clientes que iniciaram a migração

O mercado mundial de PCs vive um momento de ampla ascensão e o Windows 7 desempenha um papel fundamental neste contexto de crescimento, já que registrou a venda de 240 milhões de cópias (sendo mais de 100 milhões de licenças vendidas nos primeiros seis meses de comercialização do produto) e mantém o ritmo recorde de mais de 7 cópias vendidas por segundo desde o seu lançamento. De acordo com a IDC, o mercado global de PCs cresceu 22,4% no segundo trimestre de 2010 e a expectativa é a de que o mercado brasileiro cresça aproximadamente 16% (na comparação com o primeiro trimestre de 2010) atingindo cerca de 13,7 milhões de unidades comercializadas no total de 2010.

A Microsoft acompanhou esse crescimento do mercado, especialmente, nas classes C e D. “Nossos parceiros estão empenhados em oferecer uma maior diversidade de produtos e opções de pagamento para o consumidor brasileiro, favorecendo a compra do primeiro computador de muitas famílias”, afirma Priscyla Alves, gerente geral de Windows. Para o Gartner, a estimativa é a de que 376,6 milhões de PCs devem ser vendidos em 2010, o que deve representar um gasto mundial de 245,4 bilhões de dólares, 12% superior ao ano passado. Já o Forrester prevê que o Windows 7 se tornará o novo padrão para o comércio de PCs em 12 meses (Forrester Research 2010).

Para o mercado corporativo, entrevistas realizadas pela ChangeBase mostraram que 80% das empresas estão respondendo positivamente ao Windows e pretendem realizar a atualização nos próximos meses. “Há dois fatores importantes que tornam a migração para o Windows 7 essencial para grandes empresas: a facilidade e velocidade em que extensas migrações podem ser efetuadas sem grandes problemas e a capacidade de escala e de proteger o gerenciamento de aplicações assim que a migração está completa. O recorde de vendas que atingimos com o Windows 7 mostra que as pessoas buscam um sistema operacional simples, eficaz e seguro”, Priscyla.

Dentre as principais funcionalidades do sistema operacional estão as ferramentas para manter os PCs das empresas e dos consumidores seguros. Para ampliar a proteção das empresas, o Windows 7 traz diversas melhorias de segurança para combater as crescentes ameaças virtuais. Segundo Relatório Microsoft Security Intelligence volume nove (SIRv9), divulgado este mês, o Brasil é o 2º país do mundo com o maior número de infecções por redes zumbis.

Outros recursos de segurança apresentados pelo Windows 7 incluem o BitLocker, que protege de documentos a senhas, criptografando a unidade inteira na qual estão armazenados os dados. Já o Firewall e o controle de conta do usuário ajudam a proteger o PC de hackers e programas mal-intencionados de maneira flexível e fácil de usar. Além de tudo, o produto oferece economia de até 14% de energia se comparado ao Windows XP, segundo estudo da Mindteck. Outra pesquisa da IDC revela ainda que pequenas e médias empresas que migraram do Windows XP ou Windows Vista para o Windows 7 cortar os custos de suporte em até 65%, o que representa uma economia de $129 por usuário anualmente.

“Considerando as novas funcionalidades do Windows 7, fica provado o seu impacto na redução de custos por meio das inovações em áreas como produtividade e gerenciamento de energia. Devido ao aquecimento da economia e a aumento nos investimentos em TI, esperamos uma aceleração na adoção do Windows 7 no segmento corporativo, já que o mesmo está aquecido e mais confiante em investimentos para os próximos anos uma vez que o momento econômico é favorável e o setor reage proporcionalmente a estes efeitos positivos da economia” Martim Juacida, analista de mercado da IDC Brasil.

Cases de sucesso no Brasil

A Vivo, operadora de telefonia celular brasileira, foi a primeira empresa da América Latina a fazer parte de projeto-piloto para adoção do Windows 7, lançado mundialmente em outubro de 2009. A parceria foi o pontapé inicial da estratégia da Microsoft para incentivar a migração do Windows nas empresas que atuam no mercado nacional.

A Gerdau, líder no segmento de aços longos nas Américas e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo, é um dos clientes que iniciaram a implementação na sua empresa no Brasil e hoje está com 2600 máquinas com Windows 7 Enterprise e a expectativa é migrar gradualmente. A escolha pelo produto ocorreu devido ao suporte e segurança.

“A Gerdau está satisfeita com os ganhos de segurança e produtividade trazidos pelo Windows 7, além de estar eliminando a ameaça da obsolescência das versões anteriores do sistema operacional e do Microsoft Office. A implantação piloto em cerca de 2.500 máquinas foi muito bem sucedida, avalizando a decisão de adotar o Windows 7 como o novo padrão. Os usuários, com o apoio de uma capacitação oferecida por e-learning, se adaptaram rapidamente às mudanças na maneira de interagirem com o sistema”, afirma Glen Beeby, Diretor Global de TI)
Já o Grupo Max, composto por seis empresas localizadas em diferentes estados brasileiros, atuando desde 1984 no transporte de leite, é um dos líderes no segmento, transportando mais de 2 milhões de litros do produto por dia. A infraestrutura tecnológica das empresas sofria inúmeros problemas, como perda de recursos e indisponibilidade de link, gerando queda no sistema de todas as empresas. A solução veio dos produtos que compõem o pacote do Microsoft Online Services, que reduziu custos, aumentou a viabilidade técnica e integrou a comunicação entre as filiais do grupo. “Antes trabalhávamos com o Windows XP e optamos pelo Windows 7 por ser um sistema operacional mais atual, fácil de utilizar e principalmente porque o produto foi fundamental para conseguirmos integração com o pacote do Microsoft Online Services, que reduziu custos e ajudou na comunicação entre as filiais do grupo”, diz Marcos Rovieri, diretor administrativo do Grupo Max.

Para a Gold Help, prestadora de serviços de Help Desk, manutenção e suporte em Hardware e Software para empresas de pequeno e médio portes, antes de adotar o Windows 7, os computadores da empresa sempre travavam e alguns programas instalados não eram reconhecidos pelo sistema operacional, o que também dificultava a busca por documentos. “Com o Windows 7, o problema de incompatibilidade que enfrentávamos foi solucionado, pois na nova versão de S.O. existe a possibilidade de carregar programas desenvolvidos para versões anteriores sem dificuldade. Além disso, optamos por este sistema operacional por ser muito mais leve, mais rápido e pela sua facilidade de navegação e simplicidade para realizar busca de arquivos e pastas. Diante desta realidade, temos incentivado nossos clientes a adotar o Windows 7 para otimizar o desempenho de seus colaboradores, e consequentemente das empresas” , afirma Edson da Silva Silvério, diretor comercial da Gold Help.

A Microsoft trabalha cada vez mais incentivando as empresas a adotarem o Windows 7, porque é o sistema operacional mais recente e completo e traz os maiores benefícios para os usuários e para os profissionais de tecnologia. Para saber mais informações sobre como a melhor solução para as empresas (grande, médio e pequeno porte), além de todos os cases, acesse o link no site da Microsoft Brasil.

Sobre a Microsoft
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 107 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação. Com um modelo baseado em inovação, a Microsoft investe no desenvolvimento e integração de tecnologias que capacitam pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *