Sempre quando vamos votar tem aquelas pessoas que nos auxiliam como a votação deve ser feita, a sala que você ir, essas pessoas são os famosos mesários e outros colaboradores das eleições 2010.

Mas não pense que ser mesário é apenas uma obrigação, esse trabalho “extra” pode trazer benefícios para você.
Para ser mesário não é preciso esperar ser chamado pela Justiça Eleitoral, você se candidatar como voluntário. Esse serviço agora vai virar crédito como atividade extra-curricular. E isso vale tantos para os voluntários quanto para os convocados, e para quem vai  trabalhar na eleição de 2010 devem ficar atentos às compensações.

Ao todo são 300 mil trabalhadores, e quem será voluntário poderá contar com uma lista de opções para cumprir as atividades extra-curriculares. Para quem trabalha como mesário nas eleições tem benefícios como folgas e auxilio alimentação.
Para quem pretende fazer inscrição para mesário saiba que data máxima é para o dia 18 de junho. Os aceitos para serem voluntário e os convocados serão avisados até o dia 3 de agosto. As inscrições são feitas nos tribunais eleitorais de cada estado e a parceria com a justiça e universidade de convênio. No estado de São Paulo apenas 9 delas fecharam acordo.

Para os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho quem forem prestar serviço nas seções eleitorais têm direito a dois dias de descanso. E o mesmo vale para quem contribuirá na apuração dos votos. E mesmo que o empregado trabalhe durante as suas férias quando voltar das mesmas ainda terá direito aos dois dias de folga.

Vantagens de Trabalhar nas Eleições:

– Direito a duas folgas por dia trabalhado. E isso vale também para eventuais treinamentos

– Preferência no desempate em alguns concursos públicos

– Auxílio Alimentação

– Utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar.

Voluntários:

– É preciso se castrar pela internet no site da TRE do seu estado

– A convocação deve ser feita pelo juiz eleitoral em edital divulgado até 60 dias antes das eleições.

Restrições:

– Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, isso até o segundo grau

– Menos de 18 anos não podem trabalhar como mesários

– Quem for convocado e não puder comparecer deve apresentar pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que vai avaliar cada caso.


Comments List

Reply23 de setembro de 2010 20:27

paulina da silva lima28/

gostaria de se mesaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *