Uma coisa muito comum que acontece com a maioria dos bebês recém nascido é a Icterícia. Isso se refere à cor amarela da pele e um branco nos olhos que é causada por excesso de bilirrubina no sangue.  A Bilirrubina é um pigmento normal amarelo gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.

imagem ilustrativa

Mas quando se faz o diagnóstico?

Normalmente a icterícia aparece no terceiro dia de vida de uma criança recém nascida, aparecendo primeiro na cabeça e depois no restante do corpo. Assim que a cor amarelada é detectada é feito uma coleta de sangue do bebê para confirmar a bilirrubina e quando o resultado é positivo, o bebe deve ser tratado para receber alta do hospital.

O tratamento pode ser feito em casa através de banhos diários de sol, ou se o resultado constatar um grande nível de bilirrubina, o tratamento deve ser feito no hospital através de banho de luz (fototerapia).

Em alguns casos a amamentação pode ser interrompida para que a fototerapia seja feita de forma adequada. Se isso acontecer, a mãe deve fazer retirada de leite com auxílio de bomba para manter a produção de leite.

A icterícia quando constatada deve ser tratada, pois ela pode causar lesões graves e irreversíveis.

 

 


Comments List

Reply2 de maio de 2012 20:02

Aleitamento Materno, Ministério da Saúde, Confira23/

[...] em todos os meios de comunicação falando sobre a importância do aleitamento materno para os bebês recém nascidos, não é verdade? Aqui também vamos fazer a nossa parte para tentar conscientizar [...]

Reply6 de maio de 2012 17:29

Hospital Dona Helena, Conheça23/

[...] hospital conhecido pelo ótimo atendimento prestado a população de Santa Catarina. Esse hospital é [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *