Guia Alimentar recomenda maior ingestão de leiteCom objetivo de incentivar o consumo saudável de alimentos, foi lançado nos EUA o Guia Alimentar 2010 (Dietary Guidelines 2010). Produzido pelos Departamentos de Agricultura e Saúde e Serviços Humanos norte-americanos, o estudo estabelece as metas de consumo de cada um dos grupos de alimentos, orienta como melhorar a alimentação das pessoas e, consequentemente, reduzir a obesidade. O Guia deverá ser usado pelo poder público e por profissionais da saúde.

O guia, publicado este ano, é dividido em três tópicos: Balanceamento de Calorias, Aumento de Consumo e Redução de consumo, o que na prática significa comer menos e em menores proporções. Um dos pontos a serem destacados é a recomendação para aumentar a ingestão diária de leite, para que a necessidade de consumo diário de um adulto, que é em média 1000mg, seja atingida.

“As pessoas devem ingerir mais leite desnatado e semidesnatado, pois estes itens contêm até três vezes menos gordura que o integral e mantém todos os nutrientes, inclusive a quantidade de cálcio. Outra opção é consumir derivados lácteos light, entre eles o iogurte e queijos magros, como a ricota ou o tipo cottage, por exemplo”, explica Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RGNutri Identidade em Nutrição.

O Guia reforça o cálcio como um nutriente importante para a saúde óssea e que contribui para o sistema nervoso, vasos sanguíneos e movimento muscular. Com baixa massa óssea, o indivíduo é mais propenso a ter osteoporose ou outras fraturas. “Todas as faixas etárias são encorajadas a consumir a quantidade adequada, mas o Guia destaca que crianças a partir de nove anos até a adolescência, mulheres adultas, e adultos em geral com idade a partir de 51 anos devem estar ainda mais atentos.”

No Brasil

Os dados utilizados pelos profissionais da saúde brasileiros são baseados na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e no Guia Alimentar Brasileiro, publicado pelo Ministério da Saúde. A última edição produzida no Brasil é de 2005 e, segundo os estudos, a população deve ser orientada a consumir três porções de leite e derivados diariamente. Por sua vez, o Governo e o setor produtivo devem incentivar a produção, processamento, comercialização e consumo de leite e laticínios com baixos teores de gordura, tornando-os mais acessíveis física e financeiramente a toda a população.

“O Guia Alimentar 2010 deve basear o Guia Alimentar Brasileiro, a ser publicado em breve, já que diversos países da América Latina adotam o levantamento norte-americano como referência para consumo e saúde para sua população”, declara Ana Beatriz. “Suas páginas também trazem a consideração de que todos são responsáveis pelas escolhas alimentares, não somente o indivíduo e o Governo, mas também os profissionais de saúde, de comunicação, entre outros.”

Consumo inteligente

Diminuir o consumo diário de gorduras saturadas e sólidas para 10% do total de calorias e de sódio para menos de 2.300mg também são tópicos importantes do Guia Alimentar 2010. “Para quem tem a partir de 51 anos ou sofre de hipertensão, diabetes ou doença renal crônica, o consumo de sódio deve ser ainda menor, no máximo 1.500mg por dia”, detalha Ana Beatriz.

Preencher metade do prato com legumes e vegetais coloridos – verde-escuros, vermelhos e alaranjados –, ingerir cereais integrais e proteínas saudáveis (peixe) três vezes por semana e beber água no lugar de bebidas açucaradas são outras recomendações relevantes.

Para as pessoas que estão acima do peso ou obesas, o ideal é controlar a ingestão calórica total para gerenciar o peso corporal. Isso significa consumir menos calorias, aumentar a atividade física e reduzir o tempo gasto em comportamentos sedentários. “O mais importante é caprichar na refeição e considerá-la um momento importante do seu dia, além de se dedicar a uma atividade física que dê prazer e que contribua para a vida saudável”, finaliza Ana Beatriz.


Comments List

Reply16 de janeiro de 2012 19:44

Tênis bouts trimax, onde encontrar27/

[...] não gosta de um bom tênis. Seja para passear, ou para à prática de uma atividade física, a qualidade do tênis faz toda a diferença no conforto e no desempenho do indivíduo que irá [...]

Reply8 de agosto de 2012 12:31

Curso de Gastronomia em SP, Fatec dicas25/

[...] estes profissionais, onde ele sai capacitado para executar, controlar e supervisionar processos de produção de alimentos e de bebidas, o tecnólogo também planeja, realiza e coordena inspeções sanitárias na [...]

Reply12 de setembro de 2012 0:33

Max Forma Emagrecedor, conheça o produto27/

[...] pessoas têm buscado cada vez mais produtos que ajudem a diminuir o peso e perder aqueles quilinhos que são indesejados, mais existem vários produtos no mercado mais é [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *