Cédula Manchada
Cédula Manchada
Uma nova tinta para manchar cédulas de caixas eletrônicos violados promete dar muito trabalho aos criminosos. O sistema, que vem sendo utilizado na Europa desde 1985, foi criado na França e inutiliza totalmente as notas porque as tinge por inteiro. O diferencial entre ele e o já utilizado em terminais de autoatendimento do Banco 24 Horas é o fato de ficar impregnado no dinheiro e não sair mais.

O novo sistema, que está sendo negociado com o Banco Central, é responsável pelo fim dos ataques a caixas eletrônicos na França. Ele foi trazido ao Brasil pela Oberthur Cash Protection, uma das maiores empresas francesas de proteção a valores, durante o Congresso de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que termina nesta sexta-feira.

Na edição desta , o DIÁRIO divulgou uma pesquisa inédita mostrando que os ataques a caixas eletrônicos deixaram os paulistanos em pânico. Segundo o levantamento, 81% dos comerciantes de bairros afastados do Centro têm medo de manter o equipamento em seus estabelecimentos e outros 72% já manifestaram a intenção de devolvê-los ao banco. A sensação de insegurança, segundo o estudo, também atinge clientes e vizinhos de comércios onde há terminais de autoatendimento.

Segundo a pesquisa, 75% dos usuários deixaram de fazer saques após as 18h e 83% não estacionam mais em frente a lojas com placa Banco 24 Horas. Manuel Vergez, responsável pelo sistema, explica que a mancha por inteiro impede que bandidos tentem trocar as cédulas.

Fonte: Diário de São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *