Quer ver como era o seu bairro em 1958? Entre no Geoportal, o site da Multispectral, líder em mapas digitais no Brasil. Lá, a empresa disponibiliza fotografias aéreas tiradas em 1958, que permitem o internauta observar como a cidade sofreu mudanças radicais. Basta clicar no www.geoportal.com.br e digitar a cidade e rua de interesse. Ao lado direito do mapa, no link 1958, é possível ver como determinada região era geograficamente na época.

O Geoportal conta com fotos da capital paulista inteira e partes de Guarulhos, Osasco e Grande ABC, todas tiradas em 1958 e depois em 2008. “É uma oportunidade observar o passado de locais onde nascemos, passamos a nossa infância, moramos e trabalhamos hoje”, diz Wagner Pacífico, diretor de Marketing da Multispectral.

A interpretação de imagens aéreas é uma técnica muito utilizada na geografia, especialmente na hora de produzir mapeamento ou informações relacionadas a espaços geográficos, como tipo de solo ou tipo de vegetação. “Quando aplicamos a dimensão do tempo na cidade de São Paulo, e obtivemos o que pode se chamar de mapa 4D, a interpretação das imagens proporciona mais informação, para mais tipos de profissionais”, conclui Pacífico.

Devido ao potencial de se extrair informações novas dessas imagens, a Multispectral decidiu disponibilizá-las na internet gratuitamente. Dessa forma, profissionais da imprensa, mercado imobiliário, planejamento urbano etc., poderão conhecer as vantagens do uso de mapas digitais e imagens aéreas. “Quando tivemos contato com este acervo histórico e valioso da nossa cidade, entendemos que o papel social da Multispectral seria disponibilizar isso para o uso de todos”, diz Valdir Grossi, sócio-diretor da Multispectral.

O Geoportal é um serviço de mapas via internet que disponibiliza mapas de 2.818 cidades brasileiras – o maior acervo do Brasil – e imagens aéreas de mais de 400 cidades, todos produzidos pela Multispectral, empresa brasileira pioneira na produção de mapas digitais no Brasil, desde 1989. Além de ser gratuito para o acesso do público em


Comments List

Reply24 de maio de 2010 15:11

pele24/

bota link nessa porr...

Reply24 de novembro de 2011 14:53

Atualizações, código Florestal Atualizado28/

[...] é afirmado pela própria lei: todo e qualquer tipo de vegetação e florestas são bens comuns à população de seu país. Um 1965 foi aprovado ,um código [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *