As mulheres que desejam manter uma boa saúde precisam fazer uma vez ao ano o exame ginecológico papanicolau. Esse é um exame preventivo de doenças como o câncer por exemplo.

imagem ilustrativa

O exame de papanicolau verifica alterações das células que ficam no colo do útero. Essas alterações quando verificadas através do exame podem ser devidamente tratadas para voltar ao seu estado normal.

Todas as mulheres devem fazer o exame de papanicolau, principalmente as mulheres que mantêm a vida sexual ativa devem fazer esse exame de rotina, sabendo que ele é extremamente importante para manter uma vida saudável.

Algumas mulheres não realizam o exame por vergonha, ou até mesmo por medo de sentir algum tipo de dor, se esse for o seu caso, saiba que o exame é super tranquilo, não se sente nada, pode ser desconfortável, porque talvez você não consiga relaxar, e o principal é um exame muito rápido de fazer.

Para fazer o exame não pode estar usando pomada ou ducha vaginal, e não ter relações sexuais nos últimos três dias.

Saiba que o exame pode ser feito gratuitamente em qualquer posto de saúde da sua cidade e podem ser realizados também nas faculdades de Medicina.  Não deixe de fazer esse exame para evitar futuras complicações.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *