Esquistossomo, O que É? Sintomas e Tratamento

O esquistossomo é um verme parasita da classe Trematoda que causa uma grave infecção. É possível encontrar esse verme em qualquer lugar do mundo, pois não é possível fazer um controle, ou até mesmo a extinção desse verme.

As fezes de pessoas já contaminadas por esse verme parasita que vão para os lagos e para os rios podem levar a doença cada vez mais distantes, fazendo com outras pessoas se contaminem.

imagem ilustrativa

É bem mais comum ver casos de pessoas infectadas por esse verme em locais na qual o saneamento básico é precário.

Os principais sintomas dessa doença são:

Coceira

Dermatites

Manchas de pele

Febre

Tosse

Diarreia

Enjoos

Vômitos

Emagrecimento

imagem ilustrativa

Esses sintomas aparecem na primeira fase da doença. Já na segunda fase é possível que a pessoa sofra com cólicas intestinais devido à constante diarreia que pode evoluir para o caso mais grave que são hemorragias e acúmulo de líquido na região abdominal.

Para saber e confirmar o diagnóstico dessa doença é necessário conhecer o histórico clínico do paciente e saber se ele esteve em área de risco onde já se teve outras contaminações.

Se for conformado à doença o tratamento deve ser feito através de medicamentos que combatem esse parasita. O tratamento deve ser feito para evitar futuras complicações.

2 thoughts on “Esquistossomo, O que É? Sintomas e Tratamento

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *