Existe duas maneiras bem simples de particionar o disco rígido (hd), uma delas é durante a instalação do windows e outra com a utilização de programas como o partition magic ou o gerenciador de disco do windows.

Imagem Ilustrativa

Durante o processo de particionamento do HD será necessário escolher o sistema de arquivos que será utilizado pelo sistema operacional, no caso do windows as opções serão, fat16, fat32 e a mais atual ntfs, no caso linux, ext2, ext3. Ext4.

 

Para particionar o Hd durante a instalação do sistema operacional, devemos reiniciar o computador, quando ele estiver reiniciando clicamos na tecla “delete”, para entrar na tela da Bios, a tela da Bios contem todas as informações de configuração da placa mãe do computador, na opção boot selecione a opção CD-ROM, coloque um cd que contenha um sistema operacional dentro da unidade de CD-Rom e aperte a tecla F10 para salvar as alterações.

 

Na primeira tela de instalação do windows ele faz uma procura por versões anteriores, se encontrar alguma versão do windows ele fará a seguinte pergunta, para reparar o windows aperte a tecla “r”, para instalar uma nova versão do windows aperte a tecla “enter” e para cancelar aperte a tecla “esc” , clicamos então na tecla “enter”.

 

Imagem ilustrativa

Para particionar um Hd através do gerenciador de disco, clicamos no botão “iniciar” e escolhemos a opção “painel de controle”, dentro do painel escolhemos a opção “sistema e segurança” e depois em ferramentas administrativas escolhemos a opção “criar e formatar partições do disco rígido”.

 

Antes de realizar o processo de partição, salve seus arquivos para correr o risco de perder.

 

Clique aqui para maiores informações


Comments List

Reply15 de agosto de 2012 11:55

Redes de Computadores como Mapear confira26/

[...] isso o sistema irá abrir a unidade de disco que criamos esta unidade na verdade conterá as pastas de outro computador que está na rede, no [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *