DPVAT alerta para acidentes na Semana Santa Nos últimos cinco anos, mais de 3 mil óbitos no feriado da Semana Santa

Com a chegada do feriado prolongado da Semana Santa, aumenta o número de acidentes nas estradas e nas rodovias do país, quando há uma maior circulação de veículos. E a cada ano as estatísticas ficam mais alarmantes. É o que revela levantamento da Seguradora Líder DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito em todo o país. Dados da Seguradora apontam que durante o feriado da Semana Santa, considerando o período de quinta a domingo, ocorreram nos últimos cinco anos 3.111 óbitos no trânsito.

Os picos de acidentes foram constatados na quinta-feira e no domingo, dias em que o movimento nas estradas aumenta devido ao deslocamento de motoristas para cidades vizinhas. Em 2006, foram feitos 568 pagamentos de indenizações por mortes em acidentes de trânsito ocorridos no período do feriado; em 2007 este número aumentou para 671.

No ano de 2008 já foram pagas 640 indenizações, em 2009 foram 622 e no ano de 2010 também já foram pagas 610 indenizações por morte pelo Seguro DPVAT . Esses números deverão ter um acréscimo da ordem de 10% a 20 %, conforme experiência estatística, tendo em vista que os pedidos de indenizações podem ser feitos em até três anos após a data do acidente. Assim, as estatísticas superarão os números dos anos anteriores, revelando uma curva crescente ano a ano.

O diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier, aponta que, apesar de o número de mortes ser alarmante, o número de acidentados chega a ser quatro vezes maior que os casos fatais. “Considerando apenas os quatro dias do feriado da Semana Santa, foram pagas mais de 13 mil indenizações por invalidez e reembolso de despesas médicas nos últimos cinco anos. Nesse período, de todos os acidentes constatados durante o feriado, mais de 60% envolviam motos”, afirma Xavier.

A região que mais apresentou pagamento de indenizações por morte no feriado da Semana Santa de 2006 a 2010 foi o Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Só no ano passado foram pagas, até então, 227 indenizações por mortes ocorridas na região Sudeste durante o feriado. E as estatísticas podem ser ainda mais graves, pois este ano o feriado conta com mais um dia, devido ao recesso de Tiradentes (21 de abril).

Para prevenir acidentes, algumas dicas são importantes antes de pegar a estrada. “Todo motorista deve revisar o veículo antes que qualquer viagem. Dirigir com prudência é indispensável, o que consiste, entre outras atitudes, em seguir corretamente as sinalizações de trânsito, não ultrapassar em locais proibidos e seguir os limites de velocidade”, instrui Ricardo Xavier.

A Seguradora Líder DPVAT investe este ano em uma campanha de conscientização em todo o Brasil, através de outdoors e painéis que poderão ser vistos nas estradas a partir do feriado. Voltada para a prevenção de acidentes, a campanha alerta a população sobre o perigo de dirigir alcoolizado e em excesso de velocidade, além de abordar a necessidade de redobrar a atenção em pista molhada.


Comments List

Reply27 de dezembro de 2011 12:55

Detran BA, Consulta de Multas, IPVA28/

[...] Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) este orgão é responsável pelas atividades de trânsito que são determinadas pelo CTB - Código de Trânsito Brasileiro. O DETRAN trabalha juntamente com o SNT – Sistema Nacional de Trânsito. [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *