Dicas para evitar sequestroÉ importante sempre observar se você está sendo seguido e se não há veículos diferentes ou pessoas estranhas paradas ou mesmo circulando próximas de sua residência ou local de trabalho. Se isso acontecer, o recomendável é dirigir-se ao posto policial mais próximo ou procurar uma viatura da polícia.

– É primordial estar atento ao entrar e sair do veículo. Note se não está sendo observado, pois geralmente os bandidos aproveitam para agir na hora em que a pessoa colocar o cinto de segurança ou no momento de ligar o carro.

– Não carregue cartões de visita na carteira, principalmente aqueles que identifiquem altos cargos. Essa informação pode transformar um seqüestro-relâmpago em um seqüestro com cativeiro.

– Evitar a rotina também ajuda. Mude sempre seus itinerários e horários. Mesmo assim, é melhor deixar alguém da família avisado sobre suas atividades do cotidiano.

– Tenha muito cuidado quando contratar um empregado, tanto para a sua casa quanto para o seu trabalho e seja cauteloso com conhecidos recentes, sobre informações referentes à sua vida pessoal.

– Deve-se evitar ostentar posses, por exemplo: não utilizar jóias ou relógios chamativos, além de não levar na carteira vários cartões de banco ou de crédito, assim como talão de cheque completo com senha anotada.

– Sempre fique atento aos cruzamentos e reduza a velocidade se o farol estiver vermelho, para dar tempo de alterar para verde

– Nunca encoste no carro da frente, deixando sempre um espaço para manobras.Quando parar no semáforo, procure manter seu carro à direita da rua ou mantenha-se na faixa central, evitando também a calçada. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, do motorista.

– Destrua os extratos bancários ou outros documentos pessoais
antes de jogá-los no lixo.

– No caso de receber telefonemas suspeitos, nunca forneça informações sobre nomes e hábitos da sua rotina ou família.

– É importante conversar com as crianças e funcionários para que eles não falem sobre suas rotinas.

– Tenha cuidado com as chaves da sua casa, não as deixando em local de fácil acesso, pois podem ser copiadas (ex.: portaria do condomínio onde mora, etc).

– As quadrilhas geralmente não seqüestram o responsável pela família, pois é ele quem tem acesso direto ao dinheiro e poder para movimentar mais valores em caso de necessidade. Por isso, a informação sobre os filhos e a família é tão importante para os seqüestradores.

– No caso de não conseguir evitar um seqüestro, haja com calma e sem exaltação, evitando movimentos bruscos e não reaja.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *