Não existe mágica ou qualquer outra receita para passar no vestibular, o jeito é mesmo estudar, ter disciplina e organização.

O jeito é estudar bastante, selecionar bem os conteúdos e manter a calma na hora da prova. As matérias a serem estudas são as mais importantes: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química, não se esqueça também de consultar as novas regras ortográficas, elas vão ajudar bastante na prova de português e na hora de produzir a redação.

Veja abaixo uma pequena lista do que estudar para o vestibular, veja os conteúdos de cada uma das matérias acima, assim você já pode ir se preparando o vestibular.

Biologia:

– Metabolismo celular
– Biologia celular
– Genética
– Evolução Biológica
– Grupos animais
– Fisiologia animal
– Grupos vegetais
– Fisiologia vegetal
– Monera, protista e fungi
– Ecologia
– Parasitoses brasileiras

Física:

– Mecânica
– Cinemática
– Dinâmica
– Hidrostática
– Termofísica
– Óptica
– Eletrecidade
– Ondulatória

Geografia:

História:

– História do Brasil
– Atualidades brasileiras
– História Geral
– Idade Antiga
– Alta idade média
– Baixa idade média
– Idade Moderna
– Idade contemporânea

Inglês:

As provas de inglês nos vestibulares têm como foco principal leitura e interpretação de textos. E os temas abordados normalmente são atuais e de fontes conhecidas, como por exemplo revistas como “Newsweek”, “Time”, “Newscientist” e “The Economist”.

Matemática:

– Porcentagens: em situações do cotidiano;

– Aritmética: divisores e múltiplos;

– Equações e inequações elementares;

– Exponenciais, logaritmos e aplicações;

– Seqüências, com destaque para PA e PG;

– Matrizes: multiplicação e matriz inversa;

– Determinantes: ordens 2 e 3;

– Propriedades;

– Sistemas lineares: resolução e discussão;

– Trigonometria: triângulo retângulo, relação fundamental, adição e duplicação de arcos;

– Funções seno e co-seno;

– Análise combinatória: princípios básicos da contagem e estudo dos tipos de agrupamento;

– Probabilidades em espaços amostrais equiprováveis, adição e multiplicação de probabilidades;

– Geometria plana: ângulos em polígonos convexos, semelhança de triângulos, relações métricas em triângulo retângulo, teorema dos co-senos, teorema dos senos, áreas das principais figuras planas e vazão entre áreas de figuras semelhantes;

– Geometria analítica: distância entre dois pontos, coeficiente angular de uma reta, equação da reta, posições relativas entre duas retas, perpendicularidade; distância entre ponto e reta, equação da circunferência, posições relativas entre reta e circunferência e;

– Geometria do espaço: estudo de prisma, pirâmide, cilindro circular reto, cone circular reto e esfera.

Português:

– Literatura

– Gramática e Interpretação de Texto

– Redação

Química:

– Estequiometria

– Química Orgânica

– Soluções

– Gases

– Termoquímica

– Cinética química

– Equilíbrio químico

– Ligações químicas

– Radioatividade

– Química ambiental

Agora que você já sabe o que estudar para o vestibular 2011 “devore os livros”.
Boa Sorte!


Comments List

Reply21 de outubro de 2010 19:54

tais galdina do nascimento27/

nossa!!!!!! nunca imaginei que eu teria que estudar tanta matéeria assim pra prestar o vestibular. até fiquei um pouco ensegura,ñ consegui estudar o bastante,pois trabalho muito e o tempo que me resta pra estudar é muito curto. pra ser sincera,estou com medo de ñ passar!!!!!

    17 de dezembro de 2010 16:58

    A28/

    fique ENSEGURA mesmo.

    26 de julho de 2011 11:58

    Roberto25/

    "Ensegura" é demais. UHSAhuHSUAhHSA

    10 de outubro de 2011 22:13

    luis27/

    Brasil de merda se não tem dinheiro, tem que vender a alma pra estudar...

    17 de setembro de 2011 23:17

    Nayara Gomes28/

    Meu Deeeus eu estou desesperada com tanta coisa pra estudar em tão pouco tempo... como é ruim esse medo de não passar no vestibular.

    13 de dezembro de 2011 9:02

    Jhennifer27/

    Vai dar tudoo certoo .

Reply8 de novembro de 2010 10:50

TAIS MARA AGUIAR SANTOS27/

kara achei um sucesso as dicas foram fantasticas ;e além disso essenciais para mim e todos é claro... ADOREEEEEEEEEEEIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!

    13 de dezembro de 2011 9:03

    Jhennifer27/

    *.*

Reply19 de novembro de 2010 14:59

Carol28/

Ah bom né! Se eu fosse você realmente estaria bem "Ensegura". Essa nem Jesus salva.

Reply4 de janeiro de 2011 20:00

Thais26/

ENSEGURA é foda..hahahhahahaahhaah

Reply4 de janeiro de 2011 22:08

Maikon26/

As dicas são ótimas !

Reply22 de janeiro de 2011 19:50

natalia27/

eu amei todas as dicas perfeito.AGORA ESTOU MAIS SEGURA.

Reply24 de janeiro de 2011 19:03

Valdir27/

Continue ENSEGURA, mesmo, assim sua redação será uma maravilha!

Reply28 de janeiro de 2011 20:34

Angel27/

um sucesso de dicas, obrigada eu estava precisando !

Reply31 de janeiro de 2011 9:32

DANYELLE26/

COMO É QUE QUER PASSAR DESSE JEITO???!!! ¨ensegura¨, nem a pau passa!!!!

Reply3 de fevereiro de 2011 17:07

Diana28/

ENSEGURA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reply10 de fevereiro de 2011 12:59

karoline29/

são ótimas essas dicas, mais estou ensegura!!! espero que de certo origada pelas dicas pessoal

Reply18 de fevereiro de 2011 9:43

Danilo28/

Me amarrei nestes conteúdos valeu mesmo estava inseguro mais so em saber que tenho uma base de o que estudar tipo um cronograma de estudos sairei se dando bem valeu mesmo.... e inseguro ou não tentarei mesmo sabendo que vou passar claro!!!... gente estudempois eu ja estou faz tempo...

Reply19 de fevereiro de 2011 15:25

Barbara29/

Muito obrigado por esta ajuda,ira facilitar bastante na hora em que chegar minha vez.

Reply21 de fevereiro de 2011 16:49

Jackline29/

Estou querendo prestar vestibular para o curso de ciências contábeis e é muito bom saber o que estudar. As dicas são ótimas!

Reply22 de fevereiro de 2011 22:22

Mr Black29/

outro burro kkkkkkkkkkk o sujo falando do mal lavado haishauhsauhs

Reply8 de março de 2011 11:42

Raiane25/

gostei de saber quais os assuntos do vestibular!!! me ajudou muito...

Reply16 de março de 2011 23:11

Katielly26/

Gostei das dicas, eu ñ sabia direito oq estudar, estava completamente perdida! :)

Reply26 de março de 2011 11:25

morg26/

essas dicas são otimas... cudadom pessoal não fiquem enseguros....rsrsrs

Reply4 de abril de 2011 12:16

Sara Jane24/

Eu não sei si vou conseguir... Estarei me preparando e seja oque Deus quzer, e eu acredito muito nele e com certeza eu vou conseguir. bjs e boa soret para todos.

Reply22 de abril de 2011 20:45

Biro Biro25/

Eu não sei si vou conseguir…

Reply23 de abril de 2011 22:52

Jaira25/

Cara d++ as dicas do que etudar esta me ajudando e muito mais so ta faltando os assuntos de geografia mais ta otimo!!! tto muito confiante!!!

Reply27 de abril de 2011 17:54

nayara25/

Dicas fantasticas,espero que eu passe ou meu pescoço vai rolar!rsrsrsrsrsrs... ADOREI,VALEU!

Reply29 de abril de 2011 16:03

Bruna25/

Ensegura é complicado, insegura é normal mesmo !

Reply29 de abril de 2011 23:18

bom as dicas sao otimas...mais qm confia em si msmo e em Deus,n tem com o q se preocupar..fé e confiança.25/

thaizapba@hotmail.com

Reply4 de maio de 2011 16:22

tamires23/

nossaaaaaaaa muita coisa pra estudar,mais é so confiar em deus e na sua capacidade q vc consegue!!! vou estudar bastante!!!!

Reply6 de maio de 2011 14:27

Jessica23/

Estudar muito agora! Porque o tempo já tá curto! Obrigada pelas dicas, de fato vai ajudar MUITO. Boa sorte para nós, vestibulandos ;)

Reply6 de maio de 2011 23:11

thiago23/

Caranba quanta palavra de insegurança po. como pode passar no vestibular assim.

Reply7 de maio de 2011 10:08

Andrielli Cristina Zucari23/

Ainda estou cursando o primeiro ano do ensino médio,mas achei ótimas as dicas para que desde já,eu possa iniciar o estudo!Ótimas as dicas!

Reply10 de maio de 2011 0:35

Felipe23/

Oi, estar faltando a parte de Geografia.

Reply11 de maio de 2011 21:00

Laura24/

e o conteúdo de geografia ?

Reply19 de maio de 2011 17:24

Brunamanzon24/

PAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARAA NE BEE !! eu fiz vestibular em faculdade particular e não caiu nem a metade disso ! COM CERTEZA essas materias são de federel !

    14 de setembro de 2011 1:49

    Felipe Szeliga Canabrava27/

    ah e vc acha que vestibular de faculdade particular serve pra que? eh só pq ´´e pre-requisito se não nem faziam! eu não estudei nem nada não sou aluno exemplar e passei em 6 lugar no meu curso os 3 primeiros lugares era enem...

Reply29 de maio de 2011 13:15

Deivide24/

cara ficando (ensegura) vc nao vai passar nem na redaçao de portugues agora ficando insegura talvez vc tenha chançe!! boa sorte a todos!!

Reply2 de junho de 2011 15:43

Welton24/

Nossa galera.. será que cai isso tudo msm no vertibular particular? Meu Deus, essa será a minha primeira vez e já estou com muito medo msm ......

Reply6 de junho de 2011 10:53

Patricia Amorim24/

Graças a Deus vai cair quase tudo que eu estudo na escola haha Só ta faltando o conteúdo de Geografia =s

Reply12 de junho de 2011 14:08

Lucas25/

Tbm to enseguro... hehe

Reply15 de junho de 2011 15:29

eçlenilda25/

adorei as dicas..tenho certeza que esse ano alcanço meu objetivo que passar no curso de direito que e meu sonho!!!! meus concorrentes mim aguarde,pois estou usando todas minhas estretegias de estudos,com essas dicas ficou7 ainda melhor!!!!

Reply15 de junho de 2011 17:14

Eloise25/

Como que alguém que escreve ENSEGURA presta vestibular? Deveria ser proibido!

Reply16 de agosto de 2011 14:54

Trustvainer26/

Eloise, mas é para isso que serve o vestibular. É a peneira que limpa o joio do trigo.

Reply26 de agosto de 2011 18:32

stanley26/

cadê geografia??

Reply14 de setembro de 2011 1:44

Felipe Szeliga Canabrava27/

porra ainda bem que ta todo mundo ENSEGURO! Se meus concorrentes estiverem igual a colega la to feito ! kkkkkkkk

Reply20 de setembro de 2011 15:59

Kazehaya28/

Ate eu estudar tud isso o vestibular jah foi \o/ Ah mano tem tipo um resumin nao ??? Muita coisa !<Vest. kinta agora 29/09

Reply24 de setembro de 2011 11:57

vilmarkeffa28/

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkê kê isso?kkkkadê o edital que a faculdade ou universidade escolhida oferece para o candidato estudar?não é só colocar o conteúdo no geral.pois nem sempre são os mesmos para todos,fora revistas e jornais,pois a muitas pegadinhas de vestibular,fora desses conteúdos.repito depende de qual universidade escolhida.

Reply4 de outubro de 2011 14:32

Leticia Resende de Oliveira26/

Oie,li seu blog e achei interessante e gostaria de saber quais são os conteudos que devo estudar para o pas unb 2011 1 etapa.E tambem quais obras literarias devo ler.Pois entro no site e não consigo achar,fala que esta temporariamente fora do ar.Desde já obrigada.

Reply13 de dezembro de 2011 9:00

Jhennifer27/

Nossa eu adorei me ajudou muito . Eu passei no vestibular São Judas :D

Reply2 de fevereiro de 2012 11:26

Roberta28/

faltou os conteúdos de geografia. muito boas as dicas e pra todos q zoaram e menina do "ensegura" saibam q talvez ela errou na hora de digitar ou tava estudando espanhol quando fez o comentário... rsrsrsrsrs (nem sei se essa palavra é assim em espanhol rsrsrsrsrs)... mas valeu pelas dicas.

Reply4 de março de 2012 16:07

Fernanda25/

sera que alguem passo no vestibular com essas dicas?

Reply12 de maio de 2012 23:03

Rafael.C24/

Parece muita coisa, mas não é tão grande assim... boa sorte a todos, e essas dicas valem para 2012 também =]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *