Curso Senai: Alvenaria Estrutural

Dentre os 25 subsetores de atividade econômica avaliados pelo Ministério do Trabalho e Emprego que apresentaram aumento do nível de emprego no mês passado, está o da construção civil, que ficou em 2º lugar e foi responsável pela criação de 38.629 vagas líquidas, além de bater o terceiro recorde consecutivo. De olho nesse crescimento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com o Sindicato da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, disponibiliza o curso de Alvenaria estrutural com blocos de concreto.

O curso terá uma carga horária de 36h, de segunda a sexta, e abordará em seu conteúdo programático: Leitura e interpretação de projetos, noções de materiais de construção, ergonomia, saúde, higiene e segurança do trabalho, meio ambiente-resíduos, gerenciamento, controle e qualidade na execução dos serviços, blocos estruturais de concreto, técnicas de assentamento. “Ao concluir o curso o profissional estará capacitado a executar processos construtivos relativos a alvenaria estrutural, bem como identificar blocos de concreto e ter noções sobre modulação”, diz o presidente da Sinduscon-TAP, Paulo Ribeiro.

Os interessados no curso deverão ter o ensino fundamental completo e se inscrever até o dia 23 de abril, das 13h às 17h, no Senai, que fica na rua Ernesto Vicentini, 245 – bairro Roosevelt ou ligar no 3228-5200. Associados ao Sindicato têm 10% de desconto.
Alvenaria estrutural com blocos de concreto
Na alvenaria estrutural, a parede construída com blocos de concreto desempenha as funções de estrutura e de fechamento. Essa solução elimina a necessidade de pilares e vigas, reduzindo o uso de armaduras e de formas. Pela facilidade de construção, o sistema permite envolver a mão-de-obra local e ampliar as unidades depois de prontas.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *