Como se comportar no primeiro dia de emprego

trabalho emprego 300x186Você esteve afastado do mercado de trabalho por muito tempo e agora, depois de passar por um longo processo de seleção, está novamente empregado. Durante pelo menos 3 meses você deve ficar sob observação, em um período de experiência, para finalmente ser efetivado pela empresa. Diante disso, o melhor é mostrar que está disposto a fazer um bom trabalho, ser um bom funcionário.

O primeiro dia é sempre muito importante pois marca o início  da difícil tarefa de se adaptar ao ambiente de trabalho, aos companheiros, ao esquema de trabalho dos superiores e, acima de tudo, entender as normas da empresa.

O primeiro dia de emprego

No primeiro dia de trabalho procure levantar um pouco mais cedo do que o habitual. Levante pelo menos 1 hora antes do usual, tome um bom banho, um café reforçado e procure sair bem acordado para a jornada.

Procure analisar bem o percurso para chegar ao trabalho. Não caia em imprevistos como trânsito ou atraso de meios. Isso é quase impossível nas grandes capitais, mas se perceber que qualquer coisa do tipo vá acontecer procure sair mais cedo. Chegar atrasado no primeiro dia de trabalho causa uma má impressão e pode comprometer sua imagem de funcionário.

Ao chegar no ambiente de trabalho procure a pessoa que deverá te guiar apresentando o ambiente, companheiros e as tarefas. Demonstre interesse, mostre que está atento e bem disposto para receber instruções. Não se acanhe caso não tenha entendido o que deve ser feito. Pergunte caso não tenha entendido alguma instrução.

Caso tenha que lidar com contatos telefônicos procure aprender a saudação utilizada por funcionários da empresa. Aprenda a lidar com os ramais para não se perder a transmitir ligações importantes para ramais errados.

Pro-atividade é excelente, mas segure a onda por pelo menos alguns dias. Não tente revolucionar um ambiente de trabalho com inovações logo de início. Lembre-se o que seu chefe espera por um trabalho bem executado, no tempo esperado.

Não mostre antipatia com brincadeiras ou comparações com o funcionário que ocupou sua vaga anteriormente. Em caso de comparação procure se apresentar. Algumas pessoas procuram fazer este tipo de contato porque não houve uma apresentação adequada.

Nas horas de almoço ou intervalo não se isole. Acompanhe outros funcionários da refeição e participe dos assuntos abordados com atenção apenas. Procure não emitir opiniões sobre o que você desconhece. Limite-se a observar bem.

Não eleja inimigos logo de cara. Identifique apenas com que você poderá contar e que não está disposto a oferecer nenhum tipo de ajuda. Há pessoas que não gostam de servir de guia da empresa ou ensinar tarefas e é preciso entender isso, mas sempre existe alguém com vontade de ajudar que está ingressando na empresa.

Com estes pequenos cuidados e muita dedicação você alcançará o sucesso.

, , , , , , , , ,

11 Responses to Como se comportar no primeiro dia de emprego

  1. katlin merilin 3 de fevereiro de 2011 at 21:54 #

    Olá, adorei as dicas me ajudou muito nas minhas dúvidas.Obrigada!

  2. lorran 4 de abril de 2011 at 7:39 #

    gostei da dica, estou começando no novo emprego hoje rere, web designer grafico, vamos ver como vai ser,…

  3. Juliana Sulzsbach 11 de abril de 2011 at 15:47 #

    Valeuu…é boom Sabeer!!!!!!!!!

  4. weliton 1 de junho de 2011 at 12:42 #

    agora sei como lidar com o meu patrão,obrigada mesmo!!!

  5. cintia santos 13 de junho de 2011 at 15:22 #

    nossa amanha vou fazer um teste … e vai me ajudar muito essas grandes dicas valeu………

  6. edgar 9 de agosto de 2011 at 20:47 #

    gostei das dicas, vou colocar em pratica, começo amanhã no novo emprego !

  7. Marluce 17 de dezembro de 2011 at 15:26 #

    Muito Bom, estou muito anciosa pois irei começar atrabalhar na segunda feira.um grande bj

  8. Gustavo Henrique 16 de janeiro de 2012 at 14:17 #

    Bacana as dicas, estou louco para começar no meu novo emprego. Empresa multinacional, um bom cargo. É bom saber o que devemos e o q não devemos fazer.

  9. Priscila 14 de abril de 2012 at 21:49 #

    Gostei muito das dicas pois sempre me isolava nos momentos do almoço e tinhas muitas duvidas se o que eu estava fazendo era o certo.

  10. maria 17 de abril de 2012 at 0:30 #

    foi muito bom saber como se comportar no primeiro dia na empresa

  11. MAYRA 24 de maio de 2012 at 13:27 #

    AMEIA AS DIKA S

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes