Como resolver o problema de espaço no celular

Cada vez mais aparelhos celulares ocupam espaço em nossas vidas. Seja no campo da comunicação, do trabalho ou até mesmo do lazer. De fato, os aparelhos celulares tem se tornado uma grande facilidade no meio moderno.

Tão prioritário que deixou de ser apenas um acessório para ser um eletrônico essencial para vida pessoal e profissional.

No entanto, o que acontece quando um smartphone apresenta problemas relacionados a espaço livre? Falta de espaço podem apresentar falhas de software e hardware do aparelho, e desta maneira,  podem diminuir seu tempo de vida e deixar de funcionar quando menos se esperar.

E muitas pessoas acabam recorrendo a técnicos ou até mesmo comprando novos aparelhos para resolver este problema.

A boa notícia é que muitos dos problemas relacionados a espaço em disco de celulares possuem correções simples, que você pode realizar a si mesmo.

No entanto atenção: Nem todos os problemas podem ser resolvidos sozinhos, sem as ferramentas corretas e sem o conhecimento técnico necessário. Para casos mais extremos, é necessário ir a uma assistência técnica especializada e autorizada para operar em seu aparelho.

Em outros casos, uma excelente opção é também se matricular em um curso de conserto de celular, que além de resolver definitivamente seu problema, pode ainda te dar uma nova profissão.

Diminuindo espaço consumido por Apps

Muitas vezes, os problemas podem ser apenas em apps instalados no seu celular. Um bom jeito de reparar o seu smartphone é descobrindo quais aplicativos estão causando comportamentos estranhos em seu aparelho.

De acordo com Andre Cisp, Uma das principais causas que resultam em um celular lento é que nele se encontram diversos arquivos salvos, como a instalação de muitos apps sem necessidade, ou armazenando fotos de aplicativos de comunicação e redes sociais.

Uma solução simples para isso, é remover os arquivos que não tem necessidade em seu aparelho. Uma boa prática é utilizar o explorador de aplicativos em seu smartphone e verificar quais aplicativos não fazem mais sentido sua instalação.

Limpeza de cache

Outro bastante eficaz em aumentar o espaço interno é justamente removendo os arquivos de cache das aplicações. Estes arquivos funcionam como arquivos temporários e muitas vezes, são desnecessários e ficam esquecidos.

Estes arquivos, ao longo prazo, podem provocar travamentos no sistema operacional e causar lentidão durante o uso de aplicativos. Esta limpeza de cache também não irá alterar as configurações dos programas já instalados.

No Android

No Android, basta acessar Configurações, em seguida, acessar a parte de aplicativos. Selecione a opção de Armazenamento. Nesta opção, você poderá selecionar a funcionalidade Limpar Cache para pagar apenas os arquivos temporários.

Limpeza de cache no IPhone

Para limpar cache, é necessário utilizar um aplicativo externo. Nós indicamos o aplicativo Battery Doctor, que além de ser útil para restaurar a capacidade da bateria, atmbém tem ferramentas que melhoram o desempenho dos aplicativos, incluindo ferramenta de otimização e limpeza de cache.

Como resetar as configurações de fábrica

Você pode remover os dados do seu aparelho, redefinindo as definições de fábrica. Realizar este procedimento, também é chamado de “formatação” ou um “hard reset.”

Atenção: Este procedimento apaga todos os seus dados a partir do seu dispositivo. Se o que você está tentando corrigir um problema, recomendamos que você primeiro tentar outras soluções. Caso esteja seja sua última alternativa, faça um backup (cópia dos arquivos importantes do seu smarphone) antes de realizar este procedimento.

No Android:

Nem todos os dispositivos Android, têm configurações no mesmo lugar ou com os mesmos nomes. Para seu dispositivo específico de configurações, é necessário consultar o manual do aparelho ou consultar o site do fabricante .

No IOS:

No IOS, é simples, basta acessar o menu Ajustes, e selecionar a Geral, e role para baixo até encontrar a opção “Redefinir”. Selecione a opção “Apagar Conteúdos e Ajustes”.

Conclusão

Celulares estão cada vez ganhando mais espaço no nosso cotidiano. Por isso, é importante que nós tenhamos cuidados com nossos aparelhos.

Disponibilizamos aqui algumas dicas de como melhorar o espaço interno e assim, aumentar a vida útil do seu smartphone. Sem dúvida, poderá ajudar a muitos a otimizar seus celulares e assim, aumentar a vida útil dos aparelhos.

Espero que tenha gostado do nosso artigo. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *