Como ir bem em entrevista de emprego? Dicas incríveis

Com o país em uma crise e sem expectativa de melhora, conseguir uma entrevista de emprego já pode ser considerado uma vitória. Em um país onde o número de desempregados chega próximo a 13 milhões. Isso inclui muitas pessoas com formações e experiências anteriores enriquecedoras em busca do seu objetivo profissional

Mas, ainda sim, vivemos em um período onde vagas escassas e poucas para conseguir diminuir essa porcentagem injusta.

Até aqueles que possuem um belo currículo, com diversos cursos, atividades extracurriculares, precisam apresentar mais atrativos. Seja para comprovar o potencial ou até mesmo para mostrar que pode ser indispensável para a empresa.

As poucas alternativas é garantir uma boa impressão nas raras entrevistas. Por isso, listamos algumas que podem te ajudar a causar uma boa primeira impressão.

Dicas para ir bem em Entrevista de Emprego

As dicas podem soar simples mas ajudam bastante, confira:

1- Pesquise

O primeiro passo é o site da empresa, a ideia é você entender a missão, valores e relatórios oficiais. Além disso, procure notícias sobre desempenho passado e tente descobrir planos futuros e avaliações de analistas.

2- Conheça bem o seu currículo

Apesar de parecer ridículo, afinal, quem não conhece o seu próprio currículo? Sim, muita gente inventa informações falsas ou não incluem tudo o que necessário. Algumas informações podem ser irrelevantes. Por isso é importante conhecer a vaga que está concorrendo.

3- Prepare um kit

Certificados, referências, portfólio, tudo deve estar contigo no momento da entrevista. Assim, caso seja solicitado você não é pego de surpresa. Muito importante também é fazer uma lista de perguntas para fazer ao entrevistador.

4- Esteja para pronto para responder questões que sempre aparecem

Fale-me a seu respeito? Quais foram as suas conquistas até agora? Você está satisfeito com sua carreira até agora? Fale-me sobre uma situação difícil que tenha enfrentado ? Que animal gostaria de ser ? Qual não gostaria de ser ?

Podemos classificar as perguntas acima como as clássicas, porém, precisamos estar prontos para qualquer coisa.

Já durante a entrevista

5- Atente à postura

Às vezes, não percebemos mais, nosso corpo pode entregar nosso nervosismo ou quando estamos mentindo. Devemos tomar cuidado com a linguagem corporal. Cumprimente o sorria, mantenha a boa postura. 6 Respeite a estrutura

6- Ouça as perguntas

Procure ser objetivo em relação às suas respostas, não queremos desviar o foco do entrevistador ou fazer com que queime o filme por se estender mais que o necessário.

7- Coloque as suas questões

Faça as perguntas que você elaborou antes da entrevista. Demonstre que você fez uma reflexão sobre a posição e que pesquisou a empresa. É um ótimo momento para sanar todas as dúvidas.

8- Mostre entusiasmo

Mesmo que haja reservas ou receios, mostre-se entusiasmado. Se houver mais etapas você poderá discutir os pontos que lhe desagradam e até mesmo dar pequenos palpites.

Lembre-se que as empresas buscam pessoas que querem um crescimento profissional com a empresa. Mostre que quer fazer carreira na empresa em questão. Esse pode ser um ponto positivo na reta final do processo.

Agora é com você! Boa sorte!

Se tiver duvidas ou dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *