Para reservar um domínio, o registrante deve registrá-lo com um dos quase mil registradores credenciados pela ICANN. O registrador verificará se o domínio está disponível e cria um registro WHOIS com as informações do registrante. Também é possível registrar domínios através dos revendedores de um registrador.

Um registrante é a pessoa ou organização que registrou o nome de domínio. Para isso, o registrante normalmente aplicará online a um registrador de domínio ou a um de seus revendedores. O registrante está vinculado aos termos e condições do registrador com o qual registra seu nome de domínio, por exemplo, aderindo a um determinado código de conduta ou indenizando o registrador e o registro contra qualquer ação legal ou civil tomada como resultado do uso do domínio. Registrantes têm certas responsabilidades que são incorporadas a estes termos e condições, como pagamento de taxas de inscrição, apresentação e atualização oportuna de dados precisos.

Além de registrar o nome, os registrantes também precisam ter seus domínios listados em servidores de nomes para ter esse domínio acessível na Internet. O registrante é responsável por adquirir ou hospedar seu próprio servidor de nomes se o registrador não oferecer esse serviço ou ele tiver optado por não participar do serviço do registrador.

Os registradores são organizações credenciadas pela ICANN e certificadas pelos operadores de registro para vender domínios. Eles estão vinculados pelo Acordo de Credenciamento de Registradores (RAA) com a ICANN – e por seus acordos com os operadores de registro. A RAA estabelece responsabilidades para o registrador, incluindo a manutenção de dados WHOIS, a submissão de dados para registros de domínio, facilitando consultas WHOIS públicas, assegurando que os detalhes dos registrantes sejam depositados e cumprindo as condições da RAA relativas à conclusão do período de registro. Empresas como a 1&1 vendem este tipo de serviço para que empresas e pessoas possam registrar seus domínios.

Alguns registrantes podem optar por se registrar através de um revendedor. Estes são afiliados ou possuem contrato com registradores, e geralmente oferecem outros serviços, tais como hospedagem na web, caixas de correio e-mail e etc. Revendedores estão vinculados por seus acordos com o registrador cujos vendem os serviços; Eles não são credenciados pela ICANN. No entanto, o registrador para quem eles estão revendo ainda será o patrocinador do registro de nome de domínio e responsável pelos domínios vendidos pelo revendedor.

 

Enquanto registradores são contratados para realizar o dia-a-dia de negócios de venda de registros de nomes de domínio, os operadores de registro são responsáveis pela manutenção do registro para cada TLD. As responsabilidades do operador de registro incluem a aceitação de solicitações de registro (seja de registradores ou diretamente de registrantes), mantendo um banco de dados com os registros necessários e fornecendo servidores de nomes para publicar os dados do arquivo de dados (isto é, informações sobre a localização de um domínio) pela Internet.

A Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN) é a corporação internacional sem fins lucrativos que supervisiona a atribuição de endereços IP e nomes de domínio. Ele tem a responsabilidade de gerenciar o servidor raiz e o gerenciamento do sistema de nomes de TLD e tem acordos contratuais com registros e registradores que fornecem a base para o sistema WHOIS.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *