Como fortalecer as unhas

Você tem unhas fracas e quebradiças, que nunca chegam ao tamanho desejado? Saiba que esse problema é mais comum do que se imagina e atinge a maioria das pessoas. Neste artigo você encontra dicas de como fortalecer as unhas.

Ninguém merece unhas que descascam e quebram com facilidade, principalmente as mulheres que gostam de estar sempre com as unhas decoradas, fortes e longas. Os problemas relacionados às unhas podem ser internos (doenças e falta de nutrientes) e/ou externos (hábitos, produtos químicos e outros). Mas é possível reverter essa situação com alguns cuidados simples.

Dicas para unhas mais fortes

  1. Nossas unhas são formadas pela proteína queratina e necessitam de vitaminas e minerais para sua recuperação e desenvolvimento. Portanto, inclua em sua dieta alimentos ricos em vitaminas A, do complexo B, C e E, minerais como ferro e zinco.
  2. Hidrate – se, pois a água é essencial para todo o funcionamento do organismo, inclusive das unhas, pele e cabelos. Beba ao menos 2 litros de água por dia.
  3. Troque a acetona por removedores de esmalte a base de óleo, pois a substância acetona é prejudicial a saúde das unhas.
  4. Use luvas de borracha ou silicone, ao realizar tarefas que necessitem do uso de produtos químicos (detergente, cândida, cloro e outros), uma vez, que eles contêm componentes prejudiciais em sua fórmula.
  5. Roer as unhas é um hábito comum e clichê, mas ele força as matrizes das unhas e as deixam enfraquecidas.
  6. Atente-se ao clima, pois, no calor as unhas tendem a ficar ressecadas, sendo essencial o uso de cremes para hidratação. No frio, elas ficam muito macias e o excesso de hidratação faz com que elas amoleçam podendo até descolar, evite deixá-las submersas em água por muito tempo e cuidado com o excesso de umidade.
  7. Pode ser usados suplementos a base de Biotina para unhas fracas. Mas, é importante lembrar que é um complemento e não substitui a importância da boa alimentação.
  8. Não use as unhas como objeto para digitar, abrir potes ou latas. Isso danifica suas matrizes e enfraquece.
  9. O uso de unhas postiças e esmaltes são comuns entre as mulheres, mas as unhas precisam de tempo para respirar e se recuperarem da pigmentação do esmalte e oclusão por postiças. Dê um intervalo de ao menos dois dias sem o uso desses produtos.
  10. Em casos de manchas nas unhas e quebra com freqüência mesmo se alimentando bem e seguindo diversos cuidados, é indicada orientação médica.

Texto colaborativo por Thais B.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *