Qual é o utensílio que não pode faltar na sua cozinha? A panela é claro. Mas você sabe qual a melhor maneira de manter suas louças sempre novinhas e brilhantes? Tudo depende do tipo que você tem em sua casa. Cada material requer um cuidado especifico. Existem alguns cuidados que devemos tomar para evitar arranhões em suas panelas e mantê-las sempre lindas.

Imagem Ilustrativa

As panelas de inox como nome já diz é feita de aço inox para manter elas sempre lindas com aparência de novas devemos lavar elas com esponja macia e detergente neutro, nunca utilizar palha de aço, para clarear e eliminar fundos queimados, colocar água até a metade da panela com bastante sal ou vinagre, e deixar ferver em fogo brando até clarear, utilizar sempre fogo brando.

As panelas de alumínio devem ser lavadas com esponja dura e sabão de coco ou detergente, secar imediatamente, para prevenir manchas de água, nunca utilizar palha de aço.

As panelas de ferro devem ser lavadas com esponja macia e detergente neutro. Para evitar ferrugem na panela, colocar no forno bem quente para secar, deixar esfriar e passar uma leve camada de óleo antes de guardar.

As panelas de teflon devem ser lavadas com esponja macia e detergente neutro, não usar palha de aço, facas ou qualquer material que produza riscos.

Imagem Ilustrativa

As panelas de vidro devem ser lavadas com esponja macia e detergente neutro. Para tirar manchas escuras, deixar em banho-maria em uma solução de 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 litro de água. Para evitar manchas, nunca à leve vazia ao fogo.

As panelas de cobre devem ser lavadas com uma esponja macia e detergente neutro. Nunca utilizar palha de aço.

As panelas esmaltadas devem ser lavadas com esponja macia e detergente neutro dissolvido em 1 litro de água. Para evitar que a panela amarela, passar álcool na área esmaltada. Não utilizar o álcool se existirem pinturas ou decalques na superfície interna.

As panelas de barro devem ser lavadas com esponja macia e detergente neutro.

 clique aqui para maiores informações


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *