Todos os trabalhadores tem direito a férias proporcionais ao tempo de trabalho, para cada doze meses trabalhados o trabalhador tem direito a 30 dias de férias com remuneração, de seu salário e mais um terço de suas férias.

Imagem Ilustrativa

Quando o funcionário é demitido ou ele pede demissão antes de completar o período de 12 meses, quando tem o pedido de demissão o funcionário seus diretitos são: saldo de salário, 13º salário proporcional e férias proporcionais, quando o funcionário é demitido os direitos são os mesmos, porém, o empregador tem que pagar 40% do FGTS e deve pagar aviso prévio, caso o funcionário não trabalhe este mês.

Muitas são as dúvidas quando falamos em férias proporcionais, existe uma regra bem simples de fazer este cálculo, e a seguinte:

Um trabalhador que tem seu salário mensal estipulado em 900 reais;

1º divida o salário do trabalhador por 12

Exemplo: 900/12 = 75 → este é valor mensal

Acho o valor mensal multiplique o valor pelos meses que você trabalhou;

Um trabalhador que trabalhou, oito meses de trabalho.

Exemplo: 75×8= 600, ou seja, o trabalhador terá direito a 600 reais de férias proporcionais ao seu tempo de serviços prestados, para calcular o valor por dia divida mensal por 30.

Imagem Ilustrativa

Para maiores informações acesse aqui, ou procure seus direitos com os sindicatos, Ministério do Trabalho ou até um Advogado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *