Hoje em dia muitos casais procuram saber quais são os requisitos para fazer uma adoção. Os motivos são os mais variados como querer ajudar o próximo, dar um lar e amor para uma criança que precisa.

Normalmente os casais que não podem ter filhos são os que mais procuram adotar crianças, porém, a adoção é sim um ato de amor e de solidariedade, independente do motivo que levou o casal a tomar essa atitude.

imagem ilustrativa

Mas como adotar uma criança? Quais são os requisitos?

A primeira coisa que se deve fazer é procurar uma instituição da Vara da Infância e da Juventude mais próxima da sua casa e fazer um breve cadastro onde você vai informar os seus dados pessoais e do parceiro.

É preciso escolher o perfil da criança. Tudo deve ser mencionado nesse momento, inclusive a idade da criança, se quer adotar uma menina ou menino.

Depois uma entrevista com o casal vai ser agendada para conhecer mais sobre o casal, suas condições financeiras e também psicológicas para criar uma criança.

É necessário após a entrevista ganhar um certificado de habitação, caso seja reprovado o seu pedido, é possível fazer novamente.

Existe uma fila para aguardar a autorização da adoção. Quando a Vara da Infância encontrar uma criança de acordo com o perfil solicitado, algumas visitas são necessárias antes da adoção e para adaptação dos pais e da criança.

 


Comments List

Reply8 de maio de 2012 10:39

Guarda Compartilhada Dos Filhos, Como Funciona23/

[...] maneira que os filhos se comportam a forma de arrumar à cama, a escolha da religião, a forma de se sentar a mesa, a [...]

Reply8 de fevereiro de 2013 21:25

Animais para adoção, saiba onde encontrar28/

[...] também vivem, alguns são recolhidos e levados para abrigos e depois ficam a disposição para a adoção e muitas pessoas ainda não conhecem o bem que adotar um animal pode fazer tanto para si mesmo [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *