A Classificação é extremamente importante ela é um resumo de características e propriedades dos elementos químicos quanto mais você conseguir assimilar da tabela melhor para meu andamento na química.

Você já teve uma coleção de algum hobby quando essa coleção fica muito grande existe a necessidade de se organizar essa coleção com os elemento foi à mesma coisa cada vez mais foi se descobrindo elementos hoje temos uns 115 elementos e surgiu a necessidade de organizar esses elementos e a tabela periódica é essa organização.

A grande utilidade da tabela periódica de poder ver qualquer elemento químico tendo como bases suas propriedades e suas tendências dentro de um grupo.

A tabela atual é um organizador e esta divididos em e linhas e 18 colunas, elementos que pertencem ao mesma linha diz do mesmo período e os que pertencem à mesma coluna fazem parte do grupo.

Cada grupo se constitui uma família de elementos nas quais é atribuída uma designação própria, por exemplo:

 

 

 

Imagem ilustrativa


Grupo 1

Grupo dos metais alcalinos

Grupo 2

Grupo dos metais alcalino-terrosos,

Grupo 16

Grupo Calcogéneos

Grupo 17

Grupo Halogéneos

Grupo 18

Grupo dos gases nobres ou inertes.

Recorde-se que os elementos de uma tabela periódica estão organizados de forma que os elementos dos mesmos grupos possuam propriedades semelhantes e se relacionam com as configurações eletrônicas do mesmo.

Para maiores informações sobre elementos químicos clique aqui.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *