O câncer do colo do útero é um dos cânceres mais comuns entre as mulheres. O câncer do colo do útero também conhecido como câncer uterino, são células que já vivem nessa parte do organismo feminino que podem se modificar causando o câncer.

imagem ilustrativa

Um dos grandes causadores do câncer uterino é o Papiloma Vírus, também conhecido por HPV, uma doença sexualmente transmissível. Esse vírus é responsável pelo aparecimento de verrugas e pela alteração das células que vivem no útero. É possível dizer que 70% dos casos de câncer do colo uterino são causados pelo HPV 16 e pelo HPV 18.

O câncer do colo uterino não causa sintomas na parte inicial, quando a mulher começa a ter algum sintoma é porque o câncer já está mais avançado. Os principais sintomas que uma mulher sente em um estágio avançado do câncer são:

Sangramento vaginal após o coito

Dor pélvica durante uma relação sexual

Sangramentos vaginais fora do período menstrual

Como todos sabem o diagnóstico precoce do câncer do útero pode ser essencial para o devido tratamento e para a cura da doença, por isso faça sempre o exame de rotina conhecido como papanicolau. Através desse exame é possível detectar alguma alteração caso a mulher esteja com câncer.

 


Comments List

Reply31 de dezembro de 2012 9:38

Feridas no Útero, sintomas, causa e tratamento27/

[...] feridas no útero podem aparecer por vários fatores, o importante é sempre trata-las e cuidar para evitar problemas [...]

Reply21 de janeiro de 2013 21:45

Medicamentos usados no tratamento de corrimento vaginal27/

[...] corrimentos vaginais são alguns dos problemas enfrentados pelas mulheres e todos os corrimentos possui um tratamento [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *