Das passarelas para as avenidas: Calças cigarrete são tendências do verão 2011!

Presentes nas novas coleções de grifes como a TNG, Iódice, Tufi Fuek e Alexandre Herchcovitch, as calças cigarrete foram destaques das passarelas das semanas de moda nacionais, chegando como peças-chave para a moda feminina da primavera verão 2010 2011.

Trazendo em seu shape um toque retrô, à la anos 60; essas calças são famosas pelo seu comprimento encurtado e o estilo clássico refinado que conferem às produções modernas. Desde que a Balmain investiu na atualização dessas peças em sua coleção inverno 2010 – marcada por toques oitentistas, paetês, ombreiras e calças 7/8 – vimos uma série de grifes investirem também no artigo que, ao que tudo indica, terá nas próximas estações o seu posto de must-have reassumido!

Nas versões nacionais, as cigarretes chegam – no geral – com uma modelagem mais sequinha, com barras afuniladas e o comprimento finalizado logo acima do tornozelo. Coloridas, neutras, sofisticadas ou em um jeanswear bastante casual, essas peças conferem um toque elegante às produções especialmente por terem entre seus pontos altos, a marcação da cintura em cós elevados.

Para compor o look, vale se inspirar em referências vintage, navy, de alfaiataria ou com pegadas boho. Em visuais mais práticos, a eterna “Bonequinha de Luxo”, Audrey Hepburn é também uma boa fonte, pois temos no estilo pessoal da atriz um dos maiores ícones e exemplos de adeptas das cigarretes.

Entre as combinações que melhor complementam uma produção à base dessas calças, temos as sapatilhas, lenços para o pescoço e camisas. Bastante “cinquentinha” a produção assume ares ainda mais oldies quando as cigarretes chegarem em tons off-whites ou no próprio branco. Para um visual navy as blusas listradas de modelagens mais amplas e golas carecas garantem o sucesso do look, o qual pode trazer a inspiração de forma explícita através, sobretudo, do tradicional jogo de cores (azul, branco e vermelho).

Para alongar a silhueta, as cigarretes são ótimas opções; e o efeito pode ainda ser realçado através da sobreposição de paletós de corte sequinho e cardigãs à t-shirts larguinhas. Acessórios como cintos fininhos valorizam as composições que têm no contraste de volumes o seu diferencial; para isso, aposte em camisetes para dentro e jaquetas jeans. Na noite, também vale investir nessa tendência, aderindo-a tanto no jeans quanto em versões de tecido plano combinadas com blusas rendadas, saltos e casaquetos em paetê, por exemplo.

Em produções diurnas, dê preferência para arrematar o look com sapatilhas, sapatos modelo Oxford ou tênis baixinhos estilo Keds; já para a noite vale investir nos saltos de ankle boots, sandálias abotinadas ou nos peet toes da estação. Evite combinar essas calças a calçados que prendam na perna seja por fitas ou muitas tiras; e na meia-estação: botas de cano médio e coturnos podem garantir um clima folk quando usadas sobre os modelos mais casuais das 7/8.

É importante destacar apenas que apesar de sofisticada, a calça cigarrete não é um modelo muito democrático e, por isso, não valoriza o corpo de mulheres com pernas grossas e quadris largos, por exemplo. Favorecendo e alongando o visual das mais magras, essa peça, no entanto, tem tudo para voltar à cena fashion no verão 2011 por combinar estilo, personalidade, elegância, versatilidade e conforto em uma estação em que a moda nacional tende a enfatizar o bem estar prezando, também, pela sofisticação da mulher brasileira!

Crédito: Camila Cemin Rolon para o Portais da Moda


Comments List

Reply29 de novembro de 2011 15:29

Fotos e modelos de roupas para Gordinhas, dicas28/

[...] têm dificuldade no momento de comprar roupas…. em alguns casos por serem muito altas, as calças ficam curtas, as blusas pequenas, em outros casos  temos a questão das mulheres que estão acima [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *