Estudar o corpo humano, é uma prática que já vem de muito tempo. Os estudos sobre anatomia, começaram em meados de 500 anos antes de Cristo. Isso foi registrado no Sul da Itália, sendo realizado por Alcméon de Crotona, que iniciou o processo, dissecando animais para começar os seus estudos sobre o assunto.

Imagem Ilustrativa

 

A anatomia é a ciência que estuda, de forma completa, seja de forma macro ou microscópica, a constituição e desenvolvimento do corpo, seja humano ou animal. Ela é dividida pelo que chamamos de sistemas. Eles são divididos da seguinte forma:

 

> Sistema Esquelético

> Sistema Muscular

> Sistema Articular

> Sistema Cardiovascular

> Sistema Linfático

> Sistema Respiratório

> Sistema Digestivo

> Sistema Uriário

> Sistema Genital

> Sistema Nervoso

> Sistema  Tergumentar

Imagem Ilustrativa

Ela também, pode ser dividida em 3 grupos: Anatomia Macroscópica, Anatomia Microscópica, e a do Desenvolvimento.

Anatomia Macroscópica: É aquela que consegue estudar as estruturas a olho nu, podendo ser utilizado ou não, recursos tecnológicos, para realizar seus estudos. Já na Anatomia Microscópica, é feita através de instrumentos que aumente a imagem, para estudar os estruturas que não podem serem vistas a olho nu.

Na Anatomia de Desenvolvimento, se estuda o desenvolvimento do ser vivo desde o ovo até sua forma adulta. Dentro desse estudo, também se estuda o desenvolvimento do embrião até o nascimento.

Tudo isso, é apenas um resumo breve, pois o estudo anatômico, é bastante complexo, onde cada vez mais, a tecnologia ajuda a desenvolvê-lo com novos recursos, e novas descobertas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *