Arroz Negro com Bacalhau fresco ao molho de limão sicilianoO chef Mario Tucillo ensina como prepara o Arroz Negro com Bacalhau fresco ao molho de limão siciliano

No comando gastronômico do restaurante São Paulo-Tokyo, o chef e sushiman Mario Tucillo criou, para o domingo de Páscoa, um menu especialíssimo com o tradicional bacalhau. A dica é o Arroz negro com Bacalhau fresco ao molho de limão siciliano. E, para inovar em casa com os familiares e convidados, o chef revela a receita e ensina passo-a-passo. Confira abaixo:

Ingredientes:

100 g de arroz negro
150 g de bacalhau fresco
3 limões sicilianos
1 cebola roxa
30 ml de gengibre
500 ml de creme de leite fresco
Cebolinha
50 ml de shoyu
30 ml de mel
30 ml de óleo de gergelim
Azeite
Tomilho
Alecrim
Pimenta do reino
Pimenta dedo de moça
Sal

Preparo:

Peixe
Pegue o bacalhau inteiro e tempere com sal, pimenta do reino, tomilho, alecrim, suco de limão siciliano e deixe marinar por 1 hora. Coloque na forma, enrole com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno, tire pequenos pedaços do peixe e reserve.

Arroz
Cozinhe o arroz com bastante água por mais ou menos 30 minutos ou até ficar macio. Escorra e reserve. Numa frigideira coloque 2 colheres de sopa de azeite, refogue 1 cebola roxa, 1dente de alho amassado, acrescente o arroz e dê uma ligeira refogada. Adicione o gengibre ralado, shoyu, mel, pimenta dedo de moça e o óleo de gergelim.

Molho de limão
Coloque em uma panela o suco de dois limões sicilianos e deixe reduzir pela metade. Em seguida, acrescente o creme de leite fresco e deixe reduzir pela metade, corrija o sal e a pimenta do reino, coloque a raspa de 1 limão e incorpore 100 g de manteiga.

Montagem

Coloque o arroz negro no fundo do prato, por cima o bacalhau fresco já em pedaços e um pouquinho de cebolinha. Em uma colherzinha separada, coloque o molho. Na hora de comer, jogue o molho de limão siciliano por cima de tudo.

Sobre o Sushiman

O amor pela gastronomia e em especial pela culinária japonesa ‘nasceu’ cedo no chef e sushiman Mario Tucillo. Desde a adolescência teve muitos amigos orientais que o levaram a freqüentar o bairro da Liberdade, em São Paulo, reduto da colônia japonesa, além de conviver com os hábitos e costumes do País. Tal convívio despertou o interesse de Tucillo pela cultura e, em especial, pela gastronomia oriental.
Aos 14 anos matriculou-se no primeiro curso de gastronomia, o de sushi. Aos 16 já tinha como um de seus passatempos favoritos cozinhar, virando motivo de ‘chacotas’ para os amigos. A partir dos 18, Mario freqüentou cursos de culinária e percebeu efetivamente o ‘dom’ para a gastronomia. Daí para frente não parou mais, trabalhou em eventos, ministrou aulas de culinária japonesa e foi sushiman em diversos restaurantes da capital paulista.
Atualmente, Mario Tucillo, com 27 anos, coordena a cozinha do São Paulo-Tokyo e é o responsável pelas inovações gastronômicas do cardápio, que misturam o melhor da culinária japonesa com a criatividade e jovialidade do chef e sushiman.

Sobre o São Paulo -Tokyo

Há dois anos sob nova direção, o restaurante São Paulo-Tokyo possui ambientação típica e culinária tradicional japonesa. Recentemente, a casa incrementou o cardápio lançando o ‘Menu Degustação’, com duas opções, além de oferecer pratos a La carte e o ‘tradicional’ Festival com direito a entrada, sushi, sashimi, prato quente e sobremesa.
Referência gastronômica por sua ótima relação custo-benefício e atendimento diferenciado, o restaurante São Paulo-Tokyo está localizado na rua Borges Lagoa, 1172 – Vila Clementino. Para mais informações é só entrar em contato pelos telefones 11 5081-6444/ 5083- 2525 ou no www.saopaulotokyo.com.br

Serviço
Funcionamento:
De 2ª a 5ª feira – das 11h30 às 14h30 – almoço
das 18h30 às 23h – jantar
Sexta-feira – das 11h30 às 14h30 – almoço
das 18h30 às 23h30h – jantar
Sábado – das 12h às 15h30 – almoço
das 18h30 às 23h30 – jantar
Estacionamento – Valet com manobrista – R$ 10 e Convênio – R$ 6
Capacidade – 100 pessoas
Aceita todos os cartões de crédito (Visa, Mastercard e Amex), Débito (Visa Electron e RedeShop) e Vale Refeição (VR, Sodexo e Visa Vale)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *