10 dicas para emagrecer pratos calóricos

Aqui no Boa Notícia você vai aprender a diminuir as calorias dos seus pratos favoritos:

1 – Asse o peixe ao forno com muitos vegetais e ervas, envolto num papelote. A umidade do papelote dispensa acréscimo de gordura e você reduz no mínimo 90 calorias por porção.

2 – Para fazer empanado, use farinha de aveia e aumente a quantidade de fibras solúveis que reduzem o colesterol.

3 – Peixe a milanesa light? Em vez de fritá-lo, faça no forno e reduza metade das calorias.

4 – Em vez de fritar o filé de pescada, que tem 217 caloria, coloque-o num pedaço de laminado de maneira que  consiga fechá-lo formando uma trouxinha e leve ao forno. Resultado: as calorias baixam para 175.

5 – Quando fizer moqueca de peixe coloque 100 ml de leite de coco light no lugar das 12 colheres (sopa) do azeite de dendê, que tradicionalmente entram na receita. O prato emagrece quase 200 calorias.

6 – Use corte de carnes mais magros como patinho, coxão (duro ou mole) e lagarto. O filé migno é mais calórico por ter mais gordura. Assando uma destas carnes no lugar do filé mignon você economiza cerca de 150 calorias.

7 – Retire sempre a pele do frango antes de prepará-lo. Isso reduz muito o teor de gordura e, portanto, o valor energético. Para você ter uma ideia, a coxa e sobrecoxa de frango com pele tem 268 calorias, enquanto a versão sem pele, 256 calorias. Deixe a carne super saborosa temperando com limão e pimenta ou suco de laranja com alecrim.

8 – Em vez de rechear carnes com bacon ou linguiça, opte por seleta de legumes ou quinoa com passas ou damasco com ricota ou espinafre com peru. Além de ficar mais magra, a carne torna-se o prato principal, evitando acompanhamentos engordativos, como arroz ou massa. Basta uma salada e pronto. A economia é de quase 100 calorias.

9 – Uma dica para quando você faz carne: dourar a cebola no óleo significa 90 calorias por colher das de sopa! O segredo é refogá-la com panela umedecida com caldo de legumes 0% de gordura diluído em água. São apenas 20 calorias por colher de sopa. Outra opção é usar 1 colher de sopa  de shoyu light que tem 2,7 calorias.

10 – Cozinhar com pouco sal não só realça o sabor das carnes como também evita o inchaço. Uma maneira de reduzir o sódio é temperar com ervas e especiarias (manjericão, salsa, hortelã, orégano, alecrim, tomilho, cebolinha, sálvia, estragão, pimenta). Além de digestivas muitas são diuréticas.

 

6 thoughts on “10 dicas para emagrecer pratos calóricos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *