1º de outubro - Dia Internacional do IdosoPrevenção é o segredo para uma melhor qualidade de vida

A melhor idade traz sabedoria, paciência e experiência, mas chegar a esta fase da vida acarreta mudanças na rotina de todos. Atenção e pequenas alterações de hábitos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.

A maior causa de acidentes com idosos são as quedas e, em muitos casos estes acidentes podem causar graves fraturas, como a do quadril. Ao contrário do resto da população, pacientes idosos podem ter mais complicações com este tipo de fratura. “Idosos acamados têm um aumento na incidência de complicações, sendo que em alguns casos, mesmo sob cuidado específico, podem evoluir a óbito.”, explica o médico Alex Sandro P. Freitas, responsável pelo Pronto Atendimento Ortopédico do Hospital viValle.

Toda a atenção deve ser dada a prevenção de acidentes, o ambiente onde o idoso vive deve ser adaptado às suas necessidades. Banheiro, quarto e cozinha são os locais mais perigosos e onde acontece a maioria das intercorrências. A primeira dica é eliminar os obstáculos destes locais: degraus, tapetes, passadeiras, cadeiras, fios e outros itens que possam atrapalhar a passagem ou facilitar acidentes. Além disso, a necessidade de instalação de barras, principalmente nos banheiros, deve ser avaliada.

A noite é comum o idoso levantar para beber água ou ir ao banheiro. Deixar um copo de água no quarto é uma boa ideia; além disso, o caminho para o banheiro deve estar iluminado e livre de obstáculos.

O calçado é outro item relevante na prevenção. Além de confortável, ele deve ser fácil de calçar e antiderrapante, evitando assim as quedas.

Mesmo quando dispomos de toda atenção e cuidados necessários, ainda assim algumas intercorrências podem ocorrer. Caso o idoso apresente dor lombar ou no quadril resultante de quedas e com pouca melhora com o repouso, torna-se necessário a procura imediata por um serviço médico especializado, visando um diagnóstico correto e conseqüente manutenção do bem estar de todos.


Comments List

Reply14 de setembro de 2011 19:28

Marcia ferreira leal28/

gostaria de ter mais novidades sobre Abrigo casa lares para idosos independentes. pois tb com este publico mais politizado e informandos, mesmo assim precisamos de mudança para melhor atende-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *